Família e dois policiais foram alvos de Operação do Gaeco em Toledo e região

Na manhã desta terça-feira (20), uma Operação liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) resultou na prisão de sete pessoas, incluindo dois policiais militares, em Toledo e outras cidades da região. A ação, denominada Operação Pôr do Sol, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em atividades ilícitas como tráfico de drogas, receptação de placas solares furtadas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Promotora de Justiça Juliana Vanessa Stofela da Costa, responsável pela Operação, os policiais detidos são suspeitos de corrupção, acusados de receber benefícios em troca de proteção ao grupo criminoso. A investigação revelou que a organização traficava grandes quantidades de entorpecentes para outros estados do país, camuflados em cargas de carnes.

Além do tráfico de drogas, o grupo também atuava na receptação de placas solares furtadas e utilizava veículos furtados e adulterados em suas atividades criminosas. Segundo o Ministério Público, o grupo movimentou mais de R$ 140 milhões em três anos.

A base da organização criminosa foi identificada em Toledo, onde uma família liderava as operações, contando com a participação de empresários locais. Durante a Operação, foram apreendidos documentos, sete veículos, mais de R$ 80 mil em cheques e dinheiro, além de aparelhos celulares e computadores.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) confirmou a prisão dos policiais militares em Toledo e informou que está colaborando com a investigação. Em nota, a PMPR repudiou as ações dos policiais detidos, destacando que as condutas ilegais não refletem os valores e o profissionalismo da corporação. A conduta dos PMs será apurada com rigor e transparência, conforme afirmou a Corporação.

Os policiais detidos foram encaminhados para Curitiba-PR, onde permanecerão à disposição da Justiça para os procedimentos legais. A Operação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, como a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e Batalhão de Operações Especiais (Bope), além da Corregedoria da PM.

Fonte: Toledo News