Conectado com

Agricultura

Ferroeste e Rumo assinam acordo para ampliar escoamento da safra

AEN

A Ferroeste e a Rumo Logística formalizaram o Contrato de Operação Específico que vai ampliar a capacidade de escoamento da safra da região Oeste pelo ramal ferroviário.

Com o acordo, o volume de produtos transportados na malha que liga Cascavel ao Porto de Paranaguá passará dos atuais de 1,1 milhão de toneladas por ano para cerca de 2 milhões/ano.

O acordo comercial permite que as duas empresas compartilhem cargas que saem da Região Oeste em direção a Paranaguá.

A negociação possibilita à empresa Rumo entrar no trecho da Ferroeste, inclusive com reforço de maquinário: o contrato atende a uma regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A operação conjunta deve iniciar no final de fevereiro, para escoar uma safra que promete bater recordes de produtividade.

Atualmente, a multinacional é responsável pela operação entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá.

Já a Ferroeste administra o trecho ferroviário entre Cascavel e Guarapuava.

André Gonçalves, da Ferroeste, disse que este acordo estabelece uma nova forma de trabalhar a importação e a exportação dos produtos pelo ramal ferroviário.

Até o ano passado, os vagões da Ferroeste eram levados até Guarapuava e lá se trocavam as locomotivas e vagões, e a Rumo levava até Paranaguá.

A partir de agora, a Rumo vai fazer esse trajeto pelos trilhos da Ferroeste; não vai mais haver essa troca, sendo uma forma mais rápida e ágil de transportar os produtos.

O aumento de capacidade de escoamento pelo ramal vai atender a uma safra com possibilidade de ser recorde na agricultura paranaense.

A projeção do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, é que sejam colhidas até 23,4 milhões de toneladas de grãos em 2020.

Se concretizado, o volume será 19% acima da safra do ano passado, quando foram colhidos 19,7 milhões de toneladas.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Copagril inicia preparativos para o Dia de Campo 2023

Diretores, superintendentes e integrantes da área agronômica da Copagril já iniciaram preparativos o o tradicional e primeiro grande evento anual da cooperativa, o Dia de Campo.

A edição de   2023 será realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro na estação experimental da cooperativa.

A pretensão é que o evento  apresenta  todas as novidades do mercado agropecuário: da tecnologia dos grãos e os maquinários mais modernos.

Os convites às empresas e instituições parceiras estão ocorrendo e a expectativa é de mais um grande evento do agronegócio regional.

Continue Lendo

Agricultura

FAEP ultima preparativas para o Encontro de Líderes Rurais

Mais de 4 mil produtores rurais provenientes de todas as regiões do Paraná são esperados no Encontro Estadual de Líderes Rurais 2022, que será realizado nesta sexta-feira, no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O evento faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, como forma de estimular os sindicatos rurais e encontrarem soluções para ampliar o número de associados e de garantir sua autonomia.

Um ônibus sairá as 07h15 desta quinta-feira de Marechal Cândido Rondon, levando 36 líderes rurais, entre homens e mulheres, da área de ação do Sindicato Rural Patronal.

O gestor do Departamento Sindical da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, João Lázaro Pires, destaca a programação que será desenvolvida nesta sexta-feira……..

 

Continue Lendo

Agricultura

Frente Parlamentar do Agro quer inclusão de seguro rural na PEC da transição

No que depender dos congressistas vinculados ao agronegócio, mais um item será incluído na excepcionalização do teto orçamentário previsto na Proposta de Emenda à Constituição entregue ao Congresso Nacional.

Além do Auxílio Brasil — ou Bolsa Família —, a Frente Parlamentar da Agropecuária pedirá a inclusão do Seguro Rural na lista.

Quem, fala a respeito é o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.