Conectado com

Geral

Festa em período eleitoral resulta em cassação de dois deputados paranaenses

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná cassou na tarde de de ontem, segunda-feira, os mandatos do deputado federal Ricardo Barros, do PP, e do deputado estadual Jonas Guimarães, do PSB, por 3 votos a 2, mas cabe recurso com efeito suspensivo da cassação.

 Para o Tribunal, seria uma tentativa de compra de votos 

Conforme a assessoria de imprensa do TRE, o motivo das cassações foi o comparecimento dos políticos a um jantar, que era uma suposta festa de aniversário, em Barbosa Ferraz, no centro-oeste do Paraná.

O Ministério Público Eleitoral interpretou o evento, ocorrido em 2018 – antes das eleições -, como uma tentativa de compra de votos.

Em um primeiro momento, os deputados não perdem os mandatos por causa do efeito suspensivo dos recursos.

As defesas dos deputados podem recorrer da decisão depois que o acórdão é publicado. Isso deve ocorrer ao longo desta semana, de acordo com o TRE.

O advogado Diego Campos, que defende Ricardo Barros, disse que vai recorrer da decisão, que destoa da jurisprudência Tribunal Superior Eleitoral a respeito do assunto.

Segundo a defesa, o deputado participou do evento como convidado de um jantar em comemoração ao aniversário de Barbosa Ferraz.

A defesa de Jonas Guimarães informou que ele está convicto de que a decisão será reformada pelo TSE “no sentido de confirmar a verdade material dos fatos, pois não existe nos autos quaisquer indícios de irregularidade cometida durante o processo eleitoral”.

Continue Lendo
Publicidade

Economia

Marechal Rondon terá racionamento de água a partir da próxima semana

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, anunciou hoje pela manhã que a partir da próxima semana será colocado em prática um programa de racionamento de água em Marechal Cândido Rondon.

De acordo com a autarquia, a falta de chuvas, o calor e o aumento de consumo nos últimos meses, colocam em risco o abastecimento e por conta disso medidas precisarão ser adotadas para que haja o consumo consciente de água, por parte da população de uma maneira geral.

Pelos números do SAAE, hoje são cerca de 20 mil unidades consumidoras, entre residenciais, comerciais e industriais, que consomem em média 15 milhões de litros de água por dia.

São 41 as fontes de produção, entre captações e poços artesianos que abastecem o SAAE e propiciam a distribuição entre as unidades de consumo .

Essas fontes hoje produzem em torno de 13 a 14 milhões de litros dia, portanto aquém da demanda de consumo e isso representa serio risco de falta de água potável em Marechal Cândido Rondon.

Quem explica as dificuldades e alerta para o racionamento a partir da semana que vem, é o diretor técnico do SAAE, Vitor Giacobbo….

 

Continue Lendo

Geral

Secretária de Saúde oficializa primeiro caso de sarampo em Toledo

Assessoria

Isso ressalta a importância de se vacinar 

A doença foi confirmada a partir de um exame feito no Laboratório Central do Estado e o paciente é um homem de 30 anos.

Os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ele já foram realizados.

Ele esteve em São Paulo e Curitiba e começou a apresentar os sintomas na semana passada.

Ao apresentar os primeiros sintomas, o paciente procurou atendimento e já foi orientado sobre o protocolo.

A Secretaria de Saúde realizou os procedimentos de notificação formal, coleta de material do paciente e encaminhamento para o Lacen.

A secretária de saúde de Toledo, Denise Liell, ressalta para a população a importância da vacina para quebrar esta cadeia de transmissão.

Ela destaca que a 2ª etapa da campanha contra o sarampo iniciou na segunda-feira passada para pessoas com idade de 20 a 29 anos.

No dia 30, as Unidades Básicas de Saúde também estarão abertas para vacinar o público alvo.

O sarampo já estava extinto no Brasil e agora retornou: é uma doença altamente infecciosa, e sua transmissão acontece de forma semelhante à gripe, por secreções respiratórias, como no espirro, tosse, entre outros.

Pode evoluir para complicações graves inclusive óbito, principalmente nas crianças.

Continue Lendo

Geral

Projeto social estimula a leitura no Lago Municipal de Mal. Rondon

A cidade de Mal Cândido Rondon está sendo agraciada com o projeto social constituído de um “Caminhão Biblioteca”, que leva cultura e educação às pessoas por meio de atividades que estimulam o hábito da leitura saudável.

Instalada no Lago Municipal Rodolfo Rieger, a Expolivro é uma iniciativa cristã do Instituto Vida para Todos – que é uma entidade sem fins lucrativos – e com o apoio da Editora Árvore da Vida.

Em Marechal Cândido Rondon, as ações estão sendo coordenadas por Rodrigo Lucietto, e além de promover a leitura gratuita na estrutura montada, também há livros para comercialização…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.