O governador Ratinho Junior anunciou uma série de medidas para reforçar os cuidados contra a proliferação do coronavírus no Paraná.
O decreto estadual, assinado ontem, segunda-feira, é focado na prevenção e busca diminuir a disseminação da doença, reduzindo a circulação de pessoas e evitando aglomerações.
Entre as ações, ficou definido que as aulas na rede estadual serão paralisadas por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, bem como nas universidades estaduais.
A normativa ainda recomenda a suspensão de eventos públicos e particulares que reúnam mais de 50 pessoas.
Outra medida é o fechamento, a partir desta semana, de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado do Paraná por tempo indeterminado.
Fica suspensa ainda as visitas em hospitais, penitenciárias e centros de socioeducação.
Todos os funcionários públicos estaduais que estejam em grupos de risco deverão realizar trabalho remoto, chamado home office, por 14 dias.
O mesmo vale para os aqueles que, mesmo fora do grupo de risco, apresentarem qualquer sintoma da doença.
Já os servidores da Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil estadual, áreas essenciais neste combate, terão férias e licenças suspensas a partir da próxima segunda-feira.
Ao garantir que não é momento de pânico, o governador Ratinho Jr acrescentou que também determinou que as Secretarias da Saúde, Segurança Pública e Agricultura e Abastecimento, organizem uma força-tarefa para atuar nas divisas do Paraná com outros estados e nas fronteiras com outros países…