Conectado com

Economia

Governador sanciona a lei para novos empreendimentos hidrelétricos no Paraná

O governador Ratinho Junior sancionou a lei que aprova a construção de novos empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia no Paraná.

 PCH será instalada no Moinho Henke por empresa de Palotina

Serão 14 Centrais Geradoras Hidrelétricas , duas Pequenas Centrais Hidrelétricas , duas termelétricas e uma usina eólica, em 17 cidades.

De acordo com o Governo Paranaense, doze empreendimentos serão construídos e sete precisavam passar pelo processo de regularização.

Todos já possuem Licença Prévia ou Licença de Operação de Regularização concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná e as atividades a serem desenvolvidas a partir de agora devem cumprir as normas ambientais e serem regidas pelas legislações municipal, estadual e federal.

Os empreendimentos hidrelétricos serão construídos nas cidades de Palmeira, Cascavel, Honório Serpa, Clevelândia, Francisco Beltrão, Boa Ventura do São Roque, Pitanga, Santo Antônio do Sudoeste, Nova Tebas, Palmas, Tibagi, Rio Branco do Sul, Renascença, Toledo, Nova Aurora e Marechal Cândido Rondon.

O empreendimento no Rio Guaçu , de 0,925 MW, vai se localizar na cachoeira do Moinho Henke, através da empresa Mineral Comércio de Materiais e Pavimentação Eireli, a Maderpal, de Palotina.

A Licença de Operação de Regularização leva o numero 36.096.

Segundo consta a empresa vai gerar a energia em Marechal Cândido Rondon e descarregar na rede da Copel, para compensar a energia utilizada na sede em Palotina.

As outras duas termelétricas autorizadas pelo Governo do Paraná serão implantadas em Jacarezinho e Pitanga, e a usina eólica em Palmas.

Continue Lendo
Publicidade

Economia

Sicredi não cobrará tarifa de cheque especial

Assessoria

Comprometido com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados pelo Brasil, o Sicredi, instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, optou por não cobrar a tarifa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500 reais, que passou a valer desde o dia 6 de janeiro, com autorização do Banco Central.

A tarifa é uma alternativa criada pelo Banco Central para compensar as instituições financeiras brasileiras pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada em novembro do ano passado e também válida desde a ultima segunda-feira.

A limitação dos juros, segundo o governo federal, visa reduzir o custo e a regressividade do serviço.

Para reforçar o melhor uso do dinheiro, em 2019, as 111 cooperativas de crédito do Sicredi promoveram cerca de 5,5 mil ações em mais de 900 municípios brasileiros durante a Semanal Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Banco Central e do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

 

Continue Lendo

Economia

Empresa não cumpre com documentação e Marechal Cândido Rondon está sem o transporte publico urbano

O município de Marechal Cândido Rondon está sem o serviço de transporte público urbano.

No ano passado, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou processo licitatório para concessão do transporte.

Devido ao baixo numero de pessoas que utilizam o transporte no município, houve apenas o interesse de uma empresa, que participou e venceu o certame.

Contudo, na apresentação da documentação da empresa vencedora, houve contestação do Departamento Jurídico da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A secretária interina de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, explica a situação e anuncia uma nova licitação para o serviço de transporte público urbano …… Ouça Áudio…..

Continue Lendo

Economia

Agencia Sicoob da Avenida Maripá será reinaugurada na segunda-feira (13)

Foto: O Presente

Está programada para a próxima segunda-feira (13) a reinauguração da agencia da Avenida Maripá da cooperativa Sicoob de Marechal Cândido Rondon, localizada próximo ao Supermercado da Copagril.

A nova estrutura integra o plano de expansão do Sicoob para 2020, objetivando maior conforto aos associados.

O presidente da cooperativa, Luciano Cremonese, fala da reinuguração que vai acontecer na próxima segunda-feira (13) destacando outras agencias que serão inauguradas nos próximos meses, incluindo a do município de Pato Bragado…….Ouça Áudio……..

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.