Conectado com

Geral

Hospital Bom Jesus de Toledo tem prejuízo médio de 1 milhão e 200 mil reais por mês.

Jornal do Oeste

Hospital lança campanha “Mantenha esse coração batendo” e pede ajuda de toda a região.

O Hospital Bom Jesus é considerado a maior instituição de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região e enfrenta graves dificuldades financeiras.

Ao completar 48 anos, o prejuízo médio mensal do complexo hospitalar é de 51,5%.

Essa é a realidade com a qual a instituição trabalha há muito tempo, como todos os hospitais que realizam atendimento SUS.

As despesas mensais do atendimento ao Sistema são de aproximadamente 3 milhões e 450 mil reais, frente a uma receita mensal recebida de 2 milhões e 270 mil reais já considerando todos os incentivos como HospSUS e urgência/emergência, somado ao fato da tabela de remuneração do Sistema estar há praticamente 20 anos sem reajuste.

O hospital Bom Jesus possui 234 leitos credenciados ao SUS, incluindo 20 vagas na UTI adulto e neonatal, sendo 60% desses números destinados ao SUS.

A instituição atende 18 municípios, com banco de leite humano e Pronto Socorro 24 horas com assistência de alta complexidade.

O presidente Claudio Tomuo Hayashi afirma que todos os profissionais, assim como muitas pessoas, lutam para que o atendimento no Hospital tenha continuidade.

Segundo a superintendente Zulnei Bordin, o que mais interfere é a falta de leito, principalmente, de UTI ou de grande trauma, com destaque para ortopedia.

Ele explica que como não existe outra instituição que oferta leitos de UTI na região, o Bom Jesus acaba sobrecarregado: diariamente, três pessoas aguardam por um leito de UTI no pronto-socorro”.

Atualmente, a instituição está qualificada como entidade filantrópica junto ao Ministério da Saúde, prestando os atendimentos referentes à alta complexidade: ortopedia e gestação de alto risco, realizando, entre outros procedimentos, cirurgias neurológicas, trauma-ortopédicas, gastrointestinais, urológicas e bucomaxilofaciais.

Para a profissional, o principal desafio é melhorar a tabela SUS, a qual não é atualizada há mais de duas décadas.

A superintendente Zulnei Bordin, cita como exemplo que um tratamento de pneumonia de quatro a cinco dias de internação, o hospital recebe 831 reais do SUS, o valor inclui médico, enfermagem, roupa e medicamento, no entanto, esse atendimento para a instituição possui o custo de 1.745 reais.

Ela salienta que mesmo com a mobilização da população na arrecadação de alimentos, participando dos bazares e de outras atividades beneficentes do hospital, a carência ainda é grande.

O desafio é aumentar a arrecadação e criar uma estabilidade na arrecadação mensal.

Para auxiliar nas despesas, a campanha “Mantenha esse coração batendo” visa sensibilizar a população da cidade e dos demais municípios atendidos pelo complexo hospitalar.

A campanha faz uma analogia entre a necessidade do Bom Jesus e a de um paciente que, para sobreviver, precisa receber medicação e cuidados; e pretende despertar nas pessoas o senso de pertencimento e de responsabilidade por ele e também reavivar os canais de doação já existentes e criar novos.

Segundo a superintendente Zulnei Bordin, a campanha busca resgatar e reforçar a necessidade da ajuda de toda a região para a manutenção do hospital e, principalmente, convocar os diversos setores da sociedade para que contribuam com essa iniciativa, diante da sua grande importância para todos.

A campanha divulga a nova identidade da urna de arrecadação do Programa Nota Paraná, onde empresários de grande, médio ou pequeno porte, interessados em colaborar mantendo uma urna em seu estabelecimento deverão entrar em contato com a administração do hospital e fazer o cadastro correspondente.

 

Fonte: Jornal do Oeste
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Comitiva rondonense visita presídio em Guaira e busca experiência para pleitear nova cadeia para Marechal Rondon

Promotor Caio explica a proposta para o município rondonense

Uma comitiva de Marechal Rondon visitou nesta quarta-feira (24) o Presídio na cidade de Guaira.

A visitação foi articulada pelo promotor criminal do Poder Judiciário local, Caio Santana Di Rienzo; e contou com a presença de representantes do Conselho da Comunidade; do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG; vereadores; empresários e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, os rondonenses foram recepcionados pelo diretor do Presídio, agente penal Medeiros, e realizaram uma vistoria técnica em toda a estrutura.

Inaugurada em julho de 2022, a obra começou a ser construída no ano de 2018.          Contou com parcerias dos governos estadual e federal; e investimentos do próprio município de Guaira.

Num primeiro momento, era para ser uma cadeia pública, contudo, com as adaptações que foram e são realizadas ao longo do tempo, a estrutura recebeu porte e status de Presídio.

A gestão é do governo do Estado, através do DEPPEN – Departamento de Policia Penal do Paraná.

A estrutura tem capacidade para cerca de 800 presos, e hoje, está 100% ocupada.

A visita da comitiva rondonense, foi para conhecer detalhes e necessidades que foram ajustadas ao longo dos anos, para buscar a realização de um projeto semelhante para o município.

Acontece que por décadas, Marechal tem uma cadeia pequena, com estrutura precária – apesar das muitas reformas que já recebeu; e que coloca muitas coisas em risco.

A estrutura está bem no centro da cidade, na Avenida Rio Grande do Sul.

O projeto encabeçado pelos participantes da comitiva – que representam várias esferas e poderes, é para pleitear a construção de uma cadeia pública nova para Marechal Rondon, tirando ela do centro da cidade.

O promotor Caio Santana Di Rienzo, fala sobre a visita ao Presídio de Guaira e adianta os caminhos que serão pleiteados, para buscar a construção de uma nova cadeia publica para Marechal Rondon……..OUÇA ENTREVISTA

Continue Lendo

Geral

2º Pedal Desafio Expo Rondon vai integrar a programação de aniversário do município

Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (24), entre representantes da ARC (Associação Rondonense de Ciclismo) e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, e de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, foi definida a inclusão do 2º Pedal Desafio Expo Rondon na programação oficial do 64º aniversário de emancipação do município de Marechal Cândido Rondon.

O 2º Pedal Desafio Expo Rondon acontecerá na tarde de 27 de julho (sábado), véspera da Festa Nacional do Boi no Rolete. O objetivo é reunir ciclistas do município e de toda a região.

Conforme o presidente da ARC, Rafael Schroder, Marechal Rondon é reconhecida por lei estadual como “Cidade Amiga da Bicicleta no Paraná”. “Então, é importante que o ciclismo esteja novamente presente entre os atrativos da Expo Rondon, que é a grande festa do nosso município”, destacou ele.

O evento será limitado a 300 participantes. Haverá trajetos de 40 Km e 25 Km, com pontos de apoio. O valor da inscrição será de R$ 30,00. O período de inscrições ainda será definido pelos organizadores.

Aqueles que concluírem os percursos receberão medalha de participação e concorrerão ao sorteio de uma bicicleta aro 29 e de dez capacetes.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Representantes do Sebrae e de outros municípios conhecem padrões do Compras Marechal

Aprender sobre os aspectos técnicos de elaboração, implantação e execução do Compras Marechal (Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico Local e Regional). Este foi o objetivo com a visita de representantes de associações comerciais e das prefeituras de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Aurora, Pato Bragado e de Vera Cruz do Oeste, além do Sebrae de Cascavel e Foz do Iguaçu, realizada nesta quarta-feira (24) na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Conforme Angélica Fonseca Weirich, consultora do Sebrae, a prefeitura de Marechal Rondon colocou em prática uma iniciativa considerada exemplo em nível de Paraná. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, enalteceu que o programa tem gerado maior interesse nas empresas em participar de processos licitatórios.

Por meio do Compras Marechal, implantado por determinação do prefeito Marcio Rauber, é proporcionada a oportunidade de regionalizar as compras públicas municipais.

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas estudando e texto

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.