Conectado com

Geral

IBGE confirma que quase a metade dos municípios do Paraná perde população

Na comarca crescimento populacional é quase insignificante

Uma recente estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que o processo de migração de municípios do interior do Paraná para polos urbanos continua crescendo, pois dos 399 municípios do Estado, pelo menos 181 , ou 45% deles, tiveram variação negativa no número de habitantes na comparação entre 2018 e 2019.

As 15 cidades que mais perderam moradores têm menos de 10 mil habitantes cada.

Na outra ponta, os seis maiores municípios do estado, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais , tiveram variação populacional superior à média do país.

Três cidades, Virmond, Nossa Senhora das Graças e Barra do Jacaré, mantiveram a mesma quantidade de moradores de um ano atrás, segundo o IBGE.

Para especialistas, a perda populacional nas pequenas cidades, que mantém uma tendência dos últimos anos, é resultado de um processo acelerado de criação de municípios, ocorrido entre os anos de 1980 e 2000 e agora se vive o segundo momento desse processo.

Todas as 10 menores cidades do Paraná: Jardim Olinda, Nova Aliança do Ivaí, Santa Inês, Esperança Nova, Miraselva, Altamira do Paraná, Santo Antônio do Paraíso, Ariranha do Ivaí, São Manoel do Paraná e Mirador, tiveram redução no número de habitantes ou taxa de crescimento inferior à média nacional, de 0,792% e do estado que é de 0,749%.

A maior variação negativa do estado ficou por conta de Altamira do Paraná, em menos 12,087%.

Segundo a pesquisa, contribui para essa tendência também a ausência de políticas de fixação de moradores.

Por enquanto os números não permitem afirmar, dessa perda, o que é derivado da saída de pessoas ou de decréscimo por outro quadro, como redução nas taxas de natalidade.

Ainda segundo pesquisadores, o fato de haver crescimento nas maiores cidades, no entanto, permite deduzir que esses polos são o destino de atração migratória.

De acordo com eles, a relação entre população e economia não é necessariamente direta, mas há mais oportunidades de saúde, emprego e educação em grandes centros urbanos, o que motiva a saída das pessoas das pequenas cidades.

As estimativas populacionais das cidades, divulgadas anualmente, são consideradas pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do FPM, o Fundo de Participação de Municípios .

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Difusora e Copagril Batem a Sua Porta (20/09/2019)

Na sexta-feira (20/09/2019) o Difusora e Copagril Batem a Sua Porta, visitou e premiou com um vale de 100 reais, O casal, Onorindo e Dona Lucia, que residem no Bairro Ana Paula de Marechal C. Rondon.
 
Ouça o programa “Manhã Viva”, com João Marcos Gomes de segunda a sexta-feira, que vai ao ar das 10h às 12h na Rádio Difusora – AM 970 e guarde seus tickets ou notas de compra na Copagril, pois o próximo sortudo(a) a ser visitado pode ser você.🍀🤞
Continue Lendo

Geral

Municípios da região são condecorados em evento das cidades sustentáveis

COMITIVA DOS PREMIADOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Condecorações foram entregues nesta semana para cinco municípios da região oeste por boas práticas implantadas, durante a 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, na conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, em São Paulo.

Os premiados do Oeste do Paraná foram, Vera Cruz do Oeste, com o 3º lugar no tema ‘Desigualdade Econômica’, na categoria ‘Cidades Pequenas’.

Na mesma categoria, Ubiratã conquistou o 2º lugar no tema ‘Acesso a Serviços’.

Santa Terezinha de Itaipu alcançou o 3º lugar e outro prêmio com o primeiro lugar nacional no tema ‘Desigualdade Econômica’, com o projeto Coleta Seletiva. Toledo também foi premiado na categoria ‘Cidades Médias’, no tema ‘Acesso a Serviços’, conquistando o 3º lugar.

A gestão nacional do ‘Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos.

O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

A premiação com abrangência nacional, com municípios distribuídos por 15 estados de todo o Brasil, e o número de prêmios conquistados pelo Oeste Paraná, reflete o engajamento no programa, segundo frisa o coordenador nacional do Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão..

Continue Lendo

Geral

Prefeitura executa melhorias para a Festa do Búfalo de São Roque no domingo

Assessoria

Acontece neste domingo a 26o edição da festa distrital e a 22o edição da Festa do Búfalo do distrito de São Roque – Marechal Cândido Rondon.

A frente da organização está a Comunidade Católica do distrito, que espera servir em torno de 1.500 almoços.

O vereador Soldado Sauer fala das melhorias feitas no distrito de São Roque, visando a realização da festa distrital, uma das maiores de Marechal Cândido Rondon..

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.