Levantamento realizado sobre portos clandestinos no Rio Paraná – Lago de Itaipu entre Foz do Iguaçu e Guaíra, no lado brasileiro, e Hernandárias e Salto del Guairá no lado paraguaio, apontou a identificação de pelo menos 261 portos utilizados pelo tráfico, contrabando e descaminho.
São 170 portos clandestinos no lado paraguaio e mais 91 no lado brasileiro, sendo possível também a identificação dos proprietários dos terrenos onde estão localizados os portos.
Em alguns portos foram identificados funcionários de forças de segurança paraguaia ajudando no carregamento de mercadorias ilícitas em barcos clandestinos.
Nos últimos meses as forças policiais brasileiras fortaleceram o combate ao tráfico, contrabando e descaminho no Rio Paraná.
Estão em andamento duas Operações, a Hórus Sul e a Obturação que foi desencadeada pelo Batalhão de Fronteira (BPFron), Exército, Força Nacional, Polícia Federal entre outras.
A guerra contra o contrabando resultou na morte de um homem que estava transportando cigarros na semana passada, quando militares do Exército reagiram após o piloto da embarcação desobedecer ordem de parada.
Além do piloto, o ajudante também foi atingido, porém foi resgatado com vida.
No sábado, moradores de Guaíra fizeram uma manifestação pedindo paz e liberdade para trabalhar no Rio Paraná.