Índice de mortalidade materna apresenta redução no Paraná

O Paraná destinou 12,1% da receita do Estado para ações de saúde entre os meses de maio e agosto deste ano e no mesmo período, houve queda da mortalidade materna, de 44 para 35 casos a cada 100 mil nascimentos.

 

Os dados foram apresentados para a Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, em Curitiba, durante audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre deste ano.

De janeiro a agosto, 2 bilhões e 530 milhões de reais foram aplicados na Saúde no Estado e mais 3 bilhões devem ser investidos nesta área até o final do ano.

O trabalho estrutural e financeiro vem sendo feito de forma prioritária, representando um investimento de 46 milhões de reais na Rede Mãe Paranaense nestes oito meses.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que ainda existem desafios a serem superados e a intensificação das ações do Governo do Estado no atendimento materno têm recebido atenção especial da gestão.

Os dados apresentados apontam também uma série de investimentos em hospitais, o fortalecimento dos consórcios intermunicipais de saúde e no atendimento da Rede de Urgência, com o aporte de 137 milhões de reais destinados ao programa Hospsus, de apoio hospitalar e de transporte de urgência e emergência, além de ampla ação de regionalização da saúde.

Para a assistência farmacêutica, o repasse já chegou a 104 milhões de reais.

A finalização das obras dos hospitais regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã também foram destacadas na prestação de contas, assim como o direcionamento de recursos para equipamentos e custeio a partir de 2020.

O diretor-geral da secretaria estadual, Nestor Werner Júnior, apresentou ainda os indicadores das 19 Diretrizes do Plano Estadual de Saúde 2016-2019 e da Programação Anual de Saúde 2019