Conectado com

Geral

Inicia o Curso de Formação de Professores no Programa Cooperjovem

Foto: Copagril

Educadores de várias escolas dos municípios da área de atuação da Copagril participaram ontem do primeiro encontro do Curso de Formação de Professores no Programa Cooperjovem.

Cinco encontros ocorrerão ao longo do ano

O programa é realizado em parceria entre Copagril, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/Pr, secretárias de educação, escolas e educadores, possibilitando ações e projetos para fomentar as práticas cooperativistas por meio de atividades educacionais que incentivam o desenvolvimento cooperativo das crianças.

O encontro com os profissionais de educação teve por objetivo apresentar a aplicação do PEC – Projeto Educacional Cooperativo, conjunto de ações que norteiam as atividades propostas para as escolas e turmas envolvidas no Cooperjovem.

Os educandários atendidos pela Copagril, em sua área de atuação, trabalham principalmente com alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas, mas as ações colaboram para o envolvimento de toda escola, pais e comunidade em projetos cooperativistas.

Para o primeiro módulo, um dos cinco encontros programados, a orientadora Carmem Machado trabalhou com os principais pontos do PEC e apresentou as propostas de organização.

Os educadores presentes puderam acompanhar, tirar dúvidas e atualizar as informações referentes ao programa e projeto.

O Projeto Educacional Cooperativo é o principal conjunto de organização para o desenvolvimento dos projetos do Cooperjovem.

Conforme a assessora de Cooperativismo da Copagril, Patrícia Carine Thomaz, “esses encontros de orientação são importantes para as práticas que serão realizadas durante o ano, pois o PEC é o principal elemento e sobre ele podem ser programadas diversas ações e projetos envolvendo os educadores e alunos, mas não só eles, também toda a escola, os pais e comunidade onde as instituições estão inseridas”.

Os professores que participaram do curso terão novos encontros e os projetos poderão ser realizados durante o ano, integrando ações sobre as demandas locais de cada escola e/ou projetos estaduais, como o caso do Concurso Estadual de Redação Cooperjovem.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Prazo para pagamento da 3ª parcela do IPVA de placas com finais 7 e 8 vence nesta quinta

Foto: Albari Rosa/AEN

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.

 

Os proprietários de veículos de placas com finais 7 e 8 têm até esta quinta-feira (23) para pagar a terceira parcela do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA 2023. Para emitir a guia de pagamento, basta acessar o Portal IPVA.

No aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual e no site da Fazenda Estadual é possível pagar as parcelas sem desconto ou com cartão de crédito, que permite parcelar o valor do imposto em até 12 vezes, com juros.

Cabe ao contribuinte avaliar as condições mais favoráveis para o pagamento e, caso opte pelo cartão de crédito, deve exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos.

O débito pode ser quitado via PIX pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto.

A inadimplência do IPVA impossibilita obter o licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito, e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.

Veja o calendário de vencimento do IPVA, conforme a placa do veículo:

1 e 2 – 19/01 (vencida), 16/02 (vencida), 20/03 (vencida), 17/04, 18/05

3 e 4 – 20/01 (vencida), 17/02 (vencida), 21/03 (vencida), 18/04, 19/05

5 e 6 – 23/01 (vencida), 22/02 (vencida), 22/03 (vencida), 19/04, 22/05

7 e 8 – 24/01 (vencida), 23/02 (vencida), 23/03, 20/04, 23/05

9 e 0 – 25/01 (vencida), 24/02 (vencida), 24/03, 24/04, 24/05

Fonte: AEN
Continue Lendo

Geral

Acimacar faz reunião hoje para definir datas e horários para o comercio local

Será hoje a reunião com associados da Acimacar para discutir a respeito de datas e horários especiais de funcionamento das empresas do comércio varejista para os anos de 2023 e 2024.

Estão sendo chamados os empresários  e representantes  do  Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon e Microrregião (Sindicomar).

O evento acontecerá  na sede da Acimacar, a partir das 18 horas e 30 minutos.

A vice-presidente do Comércio da Acimacar,  Geovana da Silva Krause, menciona que a associação não possui poder legal  para definir os horários especiais de atendimento do comércio, mas atua como mediadora entre os empresários e o Sindicomar.

A aprovação e definição das datas e horários será homologada posteriormente, sem envolvimento da Acimacar, por meio de negociação entre o sindicato patronal, o Sindicomar, e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo e Região (Sindeto), que representa os trabalhadores da categoria.

 

Continue Lendo

Geral

Colégio Estadual Pato Bragado é destaque no Painel da Educação

O Colégio Estadual Pato Bragado recebeu a menção “Escola Destaque”, categoria Prata, no Painel da Educação da Secretaria de Estado da Educação pelos resultados apresentados no segundo semestre de 2022.

O reconhecimento teve como base o percentual de frequência dos estudantes e a participação destes nas plataformas digitais oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), como Redação Paraná, Inglês Paraná, Matific e Edutech, e na Prova Paraná.

O Colégio Estadual Pato Bragado obteve a nota 7,49 no Painel da Educação.

Das 92 unidades que funcionam nos 16 municípios da área de abrangência do Nucleo Regional de Educação, de Toledo, 59 receberam o reconhecimento.

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.