Instrução normativa põe fim as campanhas de vacinação contra aftosa no Paraná

Como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal Sérgio Souza aponta que a suspensão das campanhas de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Paraná é fruto do trabalho de muitas lideranças.

O fim das campanhas de vacinação contra a febre aftosa foi oficializado na manhã desta terça-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

A Instrução Normativa Ministerial proíbe o uso e a comercialização de vacinas contra a febre aftosa no Paraná já a partir do dia 31 deste mês.

O documento também restringe e controla o ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa no Paraná, medida que passa a vigorar no primeiro dia de janeiro do ano que vem.

Essa medida resultará futuramente no reconhecimento do Paraná como território livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal.

A declaração da nova condição sanitária deve sair em maio de 2021, na assembleia geral anual da instituição, em Paris, na França.

Ao comentar sobre este momento importante do agronegócio paranaense, o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, destaca a abertura futura de novos mercados exportadores..