Conectado com

Policial / Trânsito

Inteligência e integração das polícias tiram 80 toneladas de drogas das ruas

AEN

As ações integradas das forças de segurança pública do Paraná resultaram em aumento de apreensões de drogas nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com relatório da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública, de janeiro a julho deste ano foram apreendidos 73,4 toneladas de maconha, 4 toneladas de cocaína, 783 quilos de crack, 36.897 unidades de ecstasy e 23.457 unidades de LSD.

A cocaína foi a droga que mais teve aumento. De pouco mais de uma tonelada interceptada de janeiro a julho de 2018, passou para quatro toneladas neste ano, um aumento de 271%. Somente em julho deste ano, em uma operação conjunta entre as Forças de Segurança do Estado, foram apreendidas mais de três toneladas da droga que estavam armazenadas em uma marina na cidade de Guaratuba, no Litoral do Paraná.

Neste ano, foram retiradas de circulação 22% a mais de maconha – ou 13 toneladas. As apreensões de crack passaram de 622 quilos nos primeiros sete meses de 2018, para 783 quilos neste ano. Uma alta de mais de 25%. Do total, cerca de 160 quilos foram apreendidos só em Curitiba. As ações na capital paranaense também resultaram em maior apreensão de ecstasy (79%) e LSD (155%).

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, o combate ao tráfico de drogas no Paraná faz parte do trabalho de integração das forças de segurança que atuam no Estado. “Todas estas apreensões são frutos do trabalho de prevenção, ostensividade, investigação e inteligência das forças policiais vinculadas à Secretaria. Temos atuado constantemente no combate ao crime organizado, já que inibindo o tráfico de drogas conseguimos evitar também outros crimes em todo o Paraná”, disse.

“Sem dúvida, o aumento da apreensão das drogas no Paraná deu-se pelo incremento das ações ostensivas e o fato de estarmos intensificando a atividade de inteligência até a fronteira com o Paraguai e com a Argentina e com as divisas de São Paulo e Santa Catarina. Outro fator que vem a agregar valor a esse processo é o monitoramento da atividade das quadrilhas”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, os resultados se devem, também, a dedicação e ao empenho dos policiais civis que estão trabalhando na ponta da linha. “São policiais que muitas vezes não aparecem, mas que são verdadeiros heróis, sem medir esforços para garantir a segurança da população”, afirmou.

(BOX)
PCPR incinera cerca de 11 toneladas de droga em agosto

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) incinerou cerca de 11 toneladas de droga no mês de agosto. O maior volume (67%) foi destruído em Santa Terezinha do Itaipu, na região Oeste do Paraná. Entre as diversas drogas incineradas, a maconha foi a principal, pois é a mais apreendida no Estado.

O delegado da PCPR, Ítalo Biancardi Neto, explica que historicamente a maconha é a droga mais consumida no Paraná. ““Se compararmos a apreensão no primeiro semestre desse ano com o mesmo período do ano anterior houve aumento de 30% pela Divisão de Narcóticos. É uma droga que se apreende mais em função da demanda, a procura é maior pelos usuários e, por consequência, há uma oferta maior”, diz.

A destruição da maior parte da droga ocorreu em Santa Terezinha do Itaipu porque as apreensões também se concentraram naquela região. “É um grande corredor rodoviário no Paraná por onde passam toneladas de drogas oriundas de países vizinhos como Peru, Bolívia e Paraguai”, disse o delegado da PCPR.

Em 2 de agosto foram queimadas duas toneladas de maconha e dezenas de frascos de lança-perfume em uma olaria localizada no bairro Vila Vitorassi. No dia 20, a PCPR incinerou cerca de 3,2 toneladas de drogas no mesmo local.

Neto explica que a incineração ocorre após a autorização do juiz, que determina o prazo de 15 dias para que a tarefa seja cumprida sob critérios de segurança.

DESTRUIÇÃO– – Além de duas incinerações em Santa Terezinha do Itaipu, a PCPR queimou 4,2 toneladas em Cafelândia, na região Oeste do Estado, em 9 de agosto. O produto ilegal foi apreendido em ações policiais que aconteceram no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de Cascavel.

No dia 8 foi incinerada 1,5 tonelada de drogas diversas em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A destruição ocorreu na empresa Cal Morro Branco, localizada na rodovia Almirante Tamandaré. Maconha, crack, cocaína, LSD e ecstasy foram apreendidas na Capital e na RMC.

 

Fonte: AEN
Continue Lendo
Publicidade

Policial / Trânsito

Rondonense esfaqueado na noite de sexta-feira (17) morre no Hospital em Toledo

Vitima tinha 32 anos e chegou numa casa pedindo ajuda

Faleceu na madrugada deste sábado (18) no Hospital Bom Jesus de Toledo, o pedreiro rondonense Valdenir de Jesus Nunes, 32 anos, vitima de esfaqueamento.

         A Policia Militar foi acionada na sexta-feira, por volta das 22 horas, para registrar a ocorrência e quando chegou em uma casa, na rua Fortaleza – Bairro Botafogo, se deparou com uma equipe do SIATE do Corpo de Bombeiros prestando atendimento a um homem vitima de esfaqueamento: ele estava inconsciente e apresentava diversas perfurações, principalmente na região do abdômen.

         A vitima recebeu os primeiros socorros ainda no local e depois deu entrada na UPA Marechal, onde foi avaliada e devido a gravidade do estado de saúde, foi providenciada sua transferência para o Hospital Bom Jesus de Toledo.

         Na manhã deste sábado, Valdenir de Jesus Nunes não resistiu e faleceu.

         O corpo será necropsiado agora na Policia Científica de Toledo – IML, e depois será liberado aos familiares para os atos fúnebres que acontecerão em Marechal Rondon.

         Ainda não há detalhes de horário e local do velório.

         Populares relataram que ele teria chegado na casa de um amigo, batido no portão e pedido ajuda: ele estava todo ensanguentado e não revelou o autor das facadas.

         A Policia Militar registrou a ocorrência e o caso passa a ser investigado pela Policia Civil de Marechal Rondon.

         Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime.

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Morador de Quatro Pontes tem cartão de crédito usado sem autorização, diz PM

Ele foi avisado que seu nome estava no Serasa.

 

O morador de Quatro Pontes procurou a PM nesta quinta-feira e disse que a aproximadamente cinco anos atrás fez um cadastro em uma loja, na época a vendedora disse que teria um cartão de crédito, segundo o morador não pegou o cartão que seria para efetuar a 1ª parcela.

Relata ainda que ele mesmo nunca comprou na loja, somente sua esposa, no início deste mês recebeu uma mensagem de sua gerente do banco que seu nome estava no Serasa, momento em que procurou a associação comercial e foi tomado conhecimento de que existe compras em seu nome.

Na sequência foi até à loja e constatou alguns boletos de compras que são em diversas empresas, inclusive Netflix, Tim, Casas Bahia e outros, totalizando em torno aproximadamente R$3.700,00.

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Prefeitura amplia vagas de estacionamento preferencial no centro da cidade

Foco são idosos e pessoas com deficiência

A Secretaria de Mobilidade, da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, atua na instalação de novas placas de estacionamento preferencial para idosos e pessoas com deficiência no centro da cidade. Conforme o secretário de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, o objetivo é ampliar as vagas de estacionamento para este público, conforme determinação do prefeito Marcio e do vice Ila. “De 2017 a 2023 a prefeitura já instalou 116 placas de estacionamento preferencial na região central da cidade. Conforme lei federal, 2% das vagas devem ser destinadas para esses públicos. Estamos em conformidade com as normas”, apontou o secretário.

Para utilizar a vaga, conforme consta na própria placa de trânsito, é obrigatório o uso do cartão, que deve ser exposto em local de fácil visualização, como no painel do carro.

Coronel Welyngton lembra que o cartão pode ser solicitado na sede da secretaria, na prefeitura. “De 2017 a 2023 emitimos 289 credenciais para pessoas com necessidades especiais e 2752 carteirinhas para pessoas acima dos 60 anos. Estamos à disposição para atender a todos que necessitarem do documento”, mencionou o secretário.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.