Conectado com

Agricultura

Itaipu faz soltura de peixes para pesquisar comportamento de espécies migratórias

Foram soltos no reservatório mil exemplares de pacu com chips eletrônicos.

 

Os profissionais da Divisão de Reservatório da Itaipu atingiram  um marco na campanha de marcação e soltura de peixes.

Em um só dia, foram soltos mil exemplares de peixes adultos da espécie pacu no corpo principal do reservatório da usina, no Rio Paraná.

Foi a maior soltura de uma só vez desde que a binacional começou, em 1997, a pesquisa sobre o comportamento das espécies migratórias.

O diretor de Coordenação da binacional, general Luiz Felipe Carbonell, participou da atividade.

Conforme explicou o diretor,  este  trabalho  traz entendimento sobre a efetividade do Canal da Piracema e também permite aos técnicos  um conhecimento mais adequado de toda a ictiofauna que compõe o sistema.

A soltura foi feita no corpo principal do reservatório, a dois quilômetros da Barragem de Itaipu e a seis quilômetros da margem, no Portinho do Refúgio Biológico Bela Vista, de onde saíram os barcos.

Foram três embarcações para levar dois tanques, com 500 peixes adultos cada, além da equipe de profissionais da Itaipu.

Segundo o engenheiro de Pesca,  Mauricio Adames, da Divisão de Reservatório, é a primeira vez que a soltura é feita no corpo principal, tão longe da margem.

Ele diz que um dos focos da pesquisa é marcar e soltar os peixes em locais distintos, como nas prainhas, no corpo principal ou, até mesmo, no Rio Paraná, a jusante da barragem, para avaliar o comportamento dos peixes soltos em cada local.

Em setembro de 2019, por exemplo, foram soltos pacus marcados no balneário de Itaipulândia.

De lá pra cá, foram recapturados 17% de todas as marcas, o que mostrou um padrão da movimentação dos peixes que se concentraram em áreas próximas ao local da soltura.

Agora, com a pesquisa feita no corpo principal do reservatório, será possível avaliar se esse padrão de dispersão da espécie se mantém ou se é um efeito da alta pressão de pesca no local.

Conforme a Itaipu, a  comunidade também pode participar do projeto de migração quando capturar um peixe marcado.

Basta entrar em contato com a empresa, repassando as informações do local de captura, data e tamanho do peixe.

Pela participação, a Itaipu retribui com um brinde que poderá ser útil nas próximas pescarias.

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Sperafico agradece votos e reassume compromisso com o agronegócio

Foto: Reprodução Instagram @dilceusperafico

Com as eleições do legislativo finalizadas no último domingo, a bancada ruralista prevê renovação dos seus representantes pelos próximos quatro anos.

Atualmente, a Frente Parlamentar da Agropecuária conta com 280 congressistas, 200 deles disputaram a reeleição e 133 saíram vitoriosos, sendo 126 deputados federais e 7 senadores.

Entre os deputados reeleitos está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, e como novidade aparece o retorno como deputado do empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico, sócio-proprietário da Rádio Difusora do Paraná….

Continue Lendo

Agricultura

Presidente da FAEP avalia reeleição do governador Ratinho Jr.

Os partidos que apoiaram a reeleição do governador Ratinho Júnior elegeram 40 dos 54 deputados estaduais da Assembleia Legislativa, ou 74% do total de cadeiras da Casa.

O partido dele – o PSD – terá a maior bancada, com 15 parlamentares, um a menos do que a atual legislatura.

Ao todo, onze partidos apoiaram a reeleição do atual governador: PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, União Brasil, PMB, PP, AGIR, PROS e PTB.

A apuração de 100% das urnas no Paraná indica que o governador Ratinho Junior saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios.

O número equivale a 94,7% das localidades paranaenses e demonstra a alta aprovação do atual governo pela população de todas as regiões do Estado.

Quem avalia o resultado na eleição no Estado é o presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette…

 

Continue Lendo

Agricultura

Reeleito, presidente da Frente Paramentar da Agropecuária destaca prioridades

Foto: Câmara dos Deputados

Com as eleições do legislativo finalizadas no último domingo, a bancada ruralista prevê renovação dos seus representantes pelos próximos quatro anos.

Atualmente, a Frente Parlamentar da Agropecuária conta com 280 congressistas, 200 deles disputaram a reeleição e 133 saíram vitoriosos, sendo 126 deputados federais e 7 senadores.

Entre os deputados reeleitos está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, e como novidade aparece o retorno como deputado do empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico.

De acordo com o presidente Sérgio Souza, uma prioridade para o futuro é a aprovação dos projetos de lei que estão aguardando votação no Congresso Nacional.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.