Conectado com

Geral

Itaipu será submetida a auditorias externas do Brasil e do Paraguai

Kiko Sierich

Os diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Joaquim Silva e Luna e Ernst Bergen, pela primeira vez, pediram que os governos dos dois países assinem uma nota reversal para que a usina binacional seja auditada pela Controlaria Geral do Paraguai e pelo Tribunal de Contas da União.

 

 Seria uma busca maior em torno da transparência 

Os pedidos foram feitos aos respectivos ministérios de Relações Exteriores, depois que foi analisada a possibilidade de retomar as negociações a criação de uma Comissão Binacional de Contas.

O documento assinado pelos dois diretores diz que a criação desta comissão “ajudaria aos dois países na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Itaipu nos aspectos de legalidade, legitimidade e economia de seus atos”.

Há muito tempo Itaipu é criticada por não existir um controle externo de seu orçamento e gastos, o que permitiu que ocorressem abusos tanto no lado brasileiro e paraguaio.

As notas reversais são documentos assinados pelos governos do Brasil e do Paraguai que acrescentam ou alteram parcialmente algum dado do Tratado de Itaipu, que em sua essência não prevê este tipo de auditoria.

Na tarde desta segunda-feira, a margem brasileira de Itaipu divulgou um boletim que detalha tudo o que ficou acertado entre a empresa binacional e as chancelarias do Brasil e do Paraguai.

As tratativas para a criação da comissão haviam começado em 2015 por iniciativa do Ministério de Relações Exteriores.

Em 2017, houve a primeira reunião para debater o tema.

Agora, o assunto voltou a ser discutido com prioridade seguindo as premissas básicas da boa gestão pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme ressalta Silva e Luna.

Segundo ele, “essa iniciativa demonstra que a atual gestão de Itaipu está buscando ser cada vez mais transparente, atendendo o que sociedade espera”.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Maio Amarelo realiza neste sábado (28) blitz educativa na PRE de Marechal Rondon

Uma blitz educativa do Movimento Maio Amarelo acontece das 9h às 11h deste sábado (28), no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), saída de Marechal Cândido Rondon para Nova Santa Rosa.
Na atividade ocorre a distribuição de materiais educativos aos condutores de veículos. A temática é: “Juntos Salvamos Vidas”.
No município rondonense, o Movimento Maio Amarelo é realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade, e conta com o engajamento de inúmeros parceiros.
Continue Lendo

Geral

Réu julgado por crime de trânsito é condenado mas vai cumprir no regime aberto

Também teve sua CNH suspensa

Acusado de homicídio culposo, Volnei Lima foi julgado nesta sexta-feira (27) pelo Tribunal Popular do Juri de Marechal Cândido Rondon.

         Em 11 de abril de  2015, por volta das 19 horas,  na rodovia que liga a sede de Nova Santa Rosa ao distrito de Planalto do Oeste, o denunciado Volnei Lima, com capacidade psicomotora  alterada em razão do consumo  de bebidas alcoólicas , dirigindo um veiculo Celta,  invadiu a pista contrária e colidiu com uma motocicleta CG 125 pilotada por Edgar Reckziegel.

         O motociclista resultou com ferimentos graves, incluindo  traumatismo crânio encefálico, que foi a causa efetiva de sua morte.

         A sessão de julgamento começou às 8 horas e se estendeu até por volta de 12 horas e 50 minutos, quando o juiz criminal fez a leitura da sentença.

         O réu Volnei Lima , pelo fato de ter consumido bebida alcoólica antes do registro do acidente, acabou condenado a 02 anos 02 meses e 11 dias de detenção, mas vai cumprir em regime aberto e portanto com direito de recorrer em liberdade.

         Também deve entregar à autoridade judiciária sua Carteira Nacional de Habilitação, uma vez que está proibido de dirigir pelo período de  07 meses e 12 dias.

         A próxima sessão do Tribunal do Juri de Marechal Cândido Rondon está marcada para dia 30, segunda-feira.

         Na ocasião está no banco dos réus  Cristiano da Silva Oliveira, que responde  por uma tentativa de homicídio, crime ocorrido em  09 de novembro de 2014.

         Na ocasião, no final do dia, no Loteamento Augusto 2 , ele tentou a matar a tiros  Cristiano Nulrich, que foi atingido  no abdômen, braço e perna  direita, mas sobreviveu  ao atentado.

Continue Lendo

Geral

Caminhão com contrabando é apreendido em Marechal Rondon

Apreensão foi feita pelo Batalhão de Policia de Fronteira

Na noite de sexta-feira (27) policiais militares do Pelotão de Operações com Cães do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira patrulhavam uma área rural da cidade de Marechal Cândido Rondon, durante Operação Hórus, quando deram ordem de parada a um caminhão.

O condutor não acatou a ordem e fugiu, dando início a um acompanhamento tático.

Mais tarde, o veículo foi abandonado em uma plantação.

O condutor não foi encontrado.

O caminhão estava carregado com 20.000 pacotes de cigarros contrabandeados.

Caminhão e contrabando foram encaminhados para a delegacia da Receita Federal em Cascavel.

Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes do BPFRON e demais Unidades da PMPR, Polícia Federal, PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.

As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI – PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.