Política
Processo de cassação do vereador Nilson Hachmann será votado nesta quinta-feira

Publicado em:
A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon marcou para esta quinta-feira, as 18h00, a sessão extraordinária para votação do processo disciplinar envolvendo Nilson Hachmann.
O parecer da comissão é a favor da perda de mandato
O vereador do PSC, que está afastado do cargo desde maio por decisão judicial, pode ter o mandato cassado.
Para que isso aconteça, pelo menos 09 dos 13 vereadores devem votar a favor da cassação.
A Comissão de Ética que atua neste caso é formada por Vanderlei Sauer, presidente; Arion Nasihgil, relator; e Adriano Cottica, como membro.
O parecer da comissão é a favor da perda do mandato, a votação será secreta e na defesa do acusado atua o advogado Marcio Berti.
Nilson Hachmann responde por quebra de decoro parlamentar, acusado de utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido pela Constituição Federal e pelo Código de Ética Parlamentar do Município.
A denúncia foi protocolada no Poder Legislativo em 28 de fevereiro deste ano pelo vereador Josoé Pedralli.
Além de responder na Comissão de Ética, ele é réu na Justiça, que determinou o afastamento dele do cargo de vereador até a conclusão do processo criminal.
Por ser o denunciante, Josoé Pedralli não participará da sessão.
Para ocupar o seu lugar na votação a Câmara de Vereadores deverá convocar a suplente Maria Amália Ritt Haab.
Caso Nilson Hachmann seja cassado, o suplente Valdecir Schons, o “Paleta”, assumirá a vaga em definitivo.
Desde junho, “Paleta” já desempenha o cargo de vereador em razão do afastamento de Nilson, ocorrido por determinação judicial.

Política
Prefeito Mano, vice Nodari anunciam mudanças no secretariado de Pato Bragado

Publicado em:
O prefeito de Pato Bragado Leomar Rohden, o Mano e o vice-prefeito John Nodari confirmaram a troca de secretários nas pastas de Administração e Finanças
Geral
Deputado Sperafico confirma mais recursos para hospitais do Paraná

Publicado em:
São mais 741 mil reais, para fortalecer a infraestrutura e atendimento
O Deputado Federal Dilceu Sperafico confirmou a conquista de recursos para três hospitais paranaenses, cujas verbas totalizam 741 mil reais, para fortalecer a infraestrutura e o atendimento oferecido pelas instituições.
A Santa Casa de Irati, referência na região dos Campos Gerais, instituição que desempenha um papel fundamental no cuidado da saúde dos moradores de Irati e cidades vizinhas, receberá 291 mil reais para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
A Santa Casa de Goioerê, no centro-oeste paranaense, será contemplada com 250 mil reais.
Já o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz de Medianeira, receberá outros 200 mil reais também para auxiliar no cumprimento de metas e na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.
Segundo Sperafico a destinação desses recursos representa um passo importante para o fortalecimento dos serviços de saúde no Paraná.
No início do mês de maio, o parlamentar havia anunciado a destinação de 2 milhões e meio de reais para o Hospital Bom Jesus de Toledo que atende via Sistema Único de Saúde 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde.
Desse montante 1 milhão foi cedido via deputado federal licenciado Ricardo Barros, hoje exercendo o cargo de secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.
Os outros 1 milhão e meio de reais foram conquistados por Dilceu Sperafico em Brasília junto ao Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria
Política
Vereador Dionir sugere medidas para ampliação de parcerias público-privadas

Publicado em:
Por meio de indicação apresentada ontem, o vereador Sargento Dionir solicita ao Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon – em especial, através das Secretarias de Administração, de Planejamento e a Procuradoria Jurídica – que estude a adoção de medidas que permitam a ampliação das parcerias público-privadas.
Dionir propõe que sejam criados mecanismos legais para que sejam ampliadas as possibilidades de parcerias entre os setores público municipal e a iniciativa privada, em especial o ramo imobiliário…..