Conectado com

Política

Justiça determina novo bloqueio de bens do ex-governador Beto Richa

O juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, determinou ontem o bloqueio de bens do ex-governador Beto Richa e mais dezesseis pessoas além de duas empresas no valor de 19 milhões e 960 mil reais, no âmbito da operação Integração, fase da Lava Jato que investiga um esquema de corrupção no pedágio.

A ação envolve esquema de corrupção no pedágio 

Richa e os demais envolvidos são acusados pelo Ministério Público Federal de improbidade administrativa, pela suposta participação em um esquema de pagamento de propina da concessionária Econorte por políticos e agentes públicos, em troca de aditivos contratuais, com cancelamento de obras e aumento de tarifas.

O bloqueio foi pedido como forma de garantir o ressarcimento dos cofres públicos pelos prejuízos causados com o esquema, em caso de condenação.

Além do ex-governador, foram atingidos pela decisão o irmão do tucano e ex-secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José “Pepe” Richa Filho; o primo e empresário Luiz Abi Antoun; o ex-secretário de Estado do Cerimonial, Ezequias Moreira; e o ex-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias do Paraná, João Chiminazzo Neto, entre outros empresários e agentes públicos.

A denúncia do Ministério Público Federal aponta que Richa e o chamado “Núcleo Público” do suposto esquema teria recebido propina da concessiária e da ABCR para a aprovação de aditivo contratual em favor da Econorte, em 2014, referente ao “reequlíbrio econômico-financeiro” fundado em hipotéticas perdas de receitas de uma praça de pedágio de Jacarezinh.

A acusação se baseia em acordos de delações premiadas do ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Nelson Leal Júnior; e dos ex-executivos da Econorte, Hélio Ogama e Hugo Ono.

Segundo Leal Júnior, havia um “sistema de arrecadação de vantagens ilícitas”, especialmente no primeiro mandato do então governador.
O ex-diretor do DER aponta ainda que o dinheiro seria arrecadado “mesmo fora de períodos eleitorais, ainda que nestes isso se intensificasse”.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Portinho pede agilidade na criação do novo Parque Industrial de Marechal Rondon

O Poder Legislativo rondonense aprovou ontem, 11, requerimento do vereador Valdir Port (Portinho).

Ele solicita ao governo municipal que agilize a conclusão das obras de criação do novo parque industrial, bem como que defina os critérios para que empresários rondonenses possam investir e ampliar seus negócios naquele local.

“Sabemos dos esforços da Municipalidade para fomentar a criação de novas empresas e indústrias. Tanto é verdade que nos próximos dias será realizado o processo licitatório para permitir a concessão de uso dos espaços existentes na incubadora industrial. Tal medida é louvável e contribuirá no surgimento de novas empresas e, consequentemente, de novos postos de trabalho. Porém, o novo parque industrial, localizado na região do Clube Lira, terá espaços para abrigar grandes investimentos e por isso é amplamente aguardado pela classe empresarial”, afirma Portinho.

 

 

Em outro requerimento, o vereador solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que autorize a realização de investimentos no viaduto da BR-163, ao lado da AACC.

O objetivo é alargar a pista para facilitar o tráfego de veículos pesados que deixam a Rua 9 de Agosto para acessar o viaduto.

“O ideal seria alargar em pelo menos mais um metro, o que reduziria os riscos de acidentes e resolveria o problema em sua integralidade”, explica.

De outra parte, em indicação Portinho sugere à Prefeitura a pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares da Rua 10 de Abril, no bairro São Lucas, numa extensão aproximada de 300 metros.

Continue Lendo

Política

Obra do Anel Viário: empreiteira faz recapeamento do trecho da curva da pista de Motocross até a chácara da APAE

Segue dentro do cronograma, a obra de recuperação do Contorno Sul – o Anel Viário de Marechal Cândido Rondon.
De momento, a empresa responsável pela execução das obras está fazendo o recapeamento asfáltico no trecho que liga a curva da pista de motocross até a chácara da APAE.

Já na segunda etapa, que vai do trevo de acesso a Margarida até a curva do ferro velho, mais da metade da pista foi concluída: o restante passou pelo processo de pintura de imprimação sobre a brita graduada para que possa ficar bem selada e nos próximos dias, este trecho final também receberá o asfalto.

O trajeto que compreende da Avenida Irio Welp até o trevo que dá acesso ao distrito de Margarida está liberado há algum tempo e compreende a primeira etapa do cronograma de obra.

Já o quarto trecho, que compreende da chácara da APAE até a Avenida Rio Grande do Sul, já foi finalizado.
Após o recape ser finalizado, antes de entregar a obra, a empresa executará a implantação de sarjetas e a pintura de sinalização.

INVESTIMENTO

Os recursos que estão sendo investidos no Contorno Sul somam mais de 3,6 milhões de reais e foram viabilizados pelo prefeito Marcio Rauber junto ao governo do estado.
A ação também contou com a intervenção do deputado estadual Elio Rusch.

Continue Lendo

Política

Pato Bragado também recebe recursos para investir no setor de saúde

Entre os municípios que ontem receberam a confirmação de recursos do Governo do Estado, em ato realizado na capital paranaense, está o de Pato Bragado.

Conforme o prefeito Leomar Rohden, o Mano, são duas emendas parlamentares que somam 160 mil reais…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.