Texto final deve ser anunciado ainda em junho
As conversações em torno do próximo Plano Safra, cujo anúncio deve acontecer no final do mês, vão ser intensificadas nas próximas duas semanas.
Havia temores de que talvez não houvessem recursos para o Plano Safra 2021/22 caso o Congresso não aprovasse o PLN 04/21, que recompõe o orçamento destinado ao programa, porém isso já foi aprovado.
Segundo o Diretor do Departamento de Crédito e Informação do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz, o lançamento do Plano Safra está previsto para o dia 20 de junho mas é possível que as negociações prossigam até 30 de junho.
O novo plano deveria entrar em vigor no dia 1º de julho.
Segundo Wilson Vaz, ainda restam para ser contratados do Plano Safra 2020/2021, 9 bilhões e meio de reais.
De acordo com ele , com essas últimas contratações, o valor total de recursos do Plano Safra atual deve chegar a quase 250 bilhões e desse montante, 11 bilhões e meio de reais foram recursos do Tesouro Nacional.
Com a aprovação do PLN 04/21 também foi possível reabrir as contratações de linhas de crédito do Plano Safra atual que haviam sido suspensas no início de maio.
Com o aumento dos custos de produção, das taxas de juros e da inflação, mais recursos do Tesouro serão necessários no novo plano e diante disso, as demandas não poderão ser todas atendidas, e a orientação do Ministério da Agricultura é dar prioridade no novo Plano Safra para o apoio aos pequenos e médios produtores, como aconteceu no plano atual.
Além disso, o Mapa pretende priorizar a concessão de crédito para financiar a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, programas de irrigação, de construção de armazéns e de assistência técnica.
Na pratica o governo quer continuar estimulando a expansão de mecanismos privados de financiamento.