Marechal Rondon tem a segunda colocação do ranking Previne Brasil em atendimento na saúde

A classificação é entre os municípios paranaenses com mais de 50 mil habitantes

 

Foi divulgado nesta semana o resultado dos indicadores do programa Previne Brasil. Marechal Rondon obteve o segundo lugar entre os municípios do Paraná com mais de 50 mil habitantes, ficando atrás apenas de Castro.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, cujos recursos passam a ser distribuídos com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

O objetivo do programa Previne Brasil é transferir recursos aos municípios, tendo como base as melhores evidências e experiências internacionais, permitindo conhecer os indivíduos atendidos e as suas necessidades de saúde, acompanhá-los e oferecer-lhes o cuidado adequado.

Tal levantamento é feito três vezes por ano e leva em consideração o atendimento na atenção primária, ofertado pela Secretaria de Saúde rondonense.

O ranking levou em consideração indicadores como: pré-natal (seis consultas, exames de sífilis e HIV durante a gestação), coberturas do exame citopatológico, vacinação anti pólio e penta, além de hipertensão (PA aferida) e diabetes (hemoglobina glicada).

‘’Ficamos muito felizes em ver que o excelente trabalho que está sendo prestado por toda a nossa equipe da atenção primária em saúde resulta em bons números em nível estadual”, frisa a secretária de Saúde, Marciane Specht.

A coordenadora da APS (Atenção Primária em Saúde), Raquel Rech, comemora o resultado. ‘’É gratificante ver o resultado dos esforços de nossas equipes sendo reconhecidos. Diariamente, atuamos para melhorar a qualidade do atendimento e os serviços prestados aos rondonenses”, conclui Raquel.

 

 

Fonte: Assessoria