Conectado com

Política

Menos da metade do eleitorado rondonense fez o cadastramento biométrico

Em se tratando de comarca, 41,75% dos eleitores fizeram a biometria.

O prazo para o cadastramento biométrico de eleitores está na reta final e o número de cadastros na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon não atingiu ainda a metade do eleitorado.
A Comarca engloba, além do município rondonense, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Mercedes e Quatro Pontes.
O Fórum Eleitoral rondonense atende a 50.190 eleitores e deste total, 41,75% fizeram a biometria.
Somente em Marechal Rondon, 42% dos eleitores compareceram ao Fórum.
De acordo com o chefe de cartório, Fábio Geahl, muitos locais de votação já não podem ser mais escolhidos pelos eleitores, por conta de ter atingido o limite de pessoas.
Ele explica que por conta disso, aqueles que, mesmo não residindo no local, tinham por hábito votar em tal lugar, terão que escolher outro local.
Informa ainda que é interessante que eleitores que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos), façam a biometria.
Caso mudem de ideia e decidam votar nas próximas eleições, o cadastro biométrico será obrigatório na hora de votar: caso contrário, o título será cancelado.
Para este mês de julho, o atendimento no Fórum Eleitoral de Marechal Rondon conta com um horário diferenciado, das 10h às 16h, sem fechar para o almoço.
No mês de agosto, voltará o horário normal, das 12h às 18h.
O atendimento no fórum é por ordem de chegada e têm a preferência aqueles eleitores que fizeram o agendamento online, no site do TRE.
Para fazer o cadastramento biométrico, basta estar munido da carteira de identidade e comprovante de residência atualizado.
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.
Por isso, os cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor.
Daí o nome “biometria” – porque são coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Portinho pede agilidade na criação do novo Parque Industrial de Marechal Rondon

O Poder Legislativo rondonense aprovou ontem, 11, requerimento do vereador Valdir Port (Portinho).

Ele solicita ao governo municipal que agilize a conclusão das obras de criação do novo parque industrial, bem como que defina os critérios para que empresários rondonenses possam investir e ampliar seus negócios naquele local.

“Sabemos dos esforços da Municipalidade para fomentar a criação de novas empresas e indústrias. Tanto é verdade que nos próximos dias será realizado o processo licitatório para permitir a concessão de uso dos espaços existentes na incubadora industrial. Tal medida é louvável e contribuirá no surgimento de novas empresas e, consequentemente, de novos postos de trabalho. Porém, o novo parque industrial, localizado na região do Clube Lira, terá espaços para abrigar grandes investimentos e por isso é amplamente aguardado pela classe empresarial”, afirma Portinho.

 

 

Em outro requerimento, o vereador solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que autorize a realização de investimentos no viaduto da BR-163, ao lado da AACC.

O objetivo é alargar a pista para facilitar o tráfego de veículos pesados que deixam a Rua 9 de Agosto para acessar o viaduto.

“O ideal seria alargar em pelo menos mais um metro, o que reduziria os riscos de acidentes e resolveria o problema em sua integralidade”, explica.

De outra parte, em indicação Portinho sugere à Prefeitura a pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares da Rua 10 de Abril, no bairro São Lucas, numa extensão aproximada de 300 metros.

Continue Lendo

Política

Obra do Anel Viário: empreiteira faz recapeamento do trecho da curva da pista de Motocross até a chácara da APAE

O prefeito Marcio Rauber esteve hoje vistoriando as obras de recuperação do Contorno Sul, o Anel Viário de Marechal Cândido Rondon.

Ele adiantou que na subida do lado Oeste, toda a base já está pronta e em breve deverá ser asfaltada e posteriormente sinalizada.

O trecho da Avenida Irio Welp ate o trevo de Margarida já está pronto.

A empreiteira também iniciou o recapeamento asfáltico no trecho que liga a curva da pista de motocross até a chácara da APAE.

O prefeito Marcio Rauber acredita que a obra poderá ser finalizada e entregue a população de Marechal Cândido Rondon e região ainda neste mês de novembro….

 

Continue Lendo

Política

Pato Bragado também recebe recursos para investir no setor de saúde

Entre os municípios que ontem receberam a confirmação de recursos do Governo do Estado, em ato realizado na capital paranaense, está o de Pato Bragado.

Conforme o prefeito Leomar Rohden, o Mano, são duas emendas parlamentares que somam 160 mil reais…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.