Números foram puxados pelo desempenho do setor agropecuário
Números divulgados ontem pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes – , órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, mostram que o Produto Interno Bruto do Paraná apresentou crescimento de 2,3% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com igual período do ano passado.
O resultado foi obtido principalmente pelo desempenho da agropecuária, que registrou aumento de 14,96%, puxado por uma supersafra de grãos de verão.
O PIB brasileiro apresentou retração de 0,3% no primeiro trimestre de 2020.
No resultado com ajuste sazonal, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o PIB do Paraná teve alta de 1,28%, enquanto no país a queda foi de 1,5%.
Ao falar sobre o desempenho positivo, o governador Ratinho Jr destacou que o Governo do Estado pretende ampliar investimentos e para isso, conta com 600 milhões de reais para promover melhorias nos municípios.
Além disso, a administração aguarda o aval federal para acessar um financiamento de 1 bilhão e 600 milhões de reais para aplicar em obras de infraestrutura.
No primeiro trimestre o PIB do Paraná somou 128 bilhões 920 milhões de reais.
Além do bom desempenho do agronegócio, que é responsável por cerca de um terço do PIB paranaense, os impostos líquidos de subsídios também apresentaram resultado positivo de 0,61% no período.