Credito que varia de 5 a 20 mil reais para empreendedoras mulheres pode ser solicitado no Modulo Empresarial da prefeitura rondonense.
O empreendedorismo feminino passa a ganhar mais força, com o Programa Banco da Mulher Paranaense, iniciativa do governo do estado do Paraná, lançado na última semana.
O Programa Banco da Mulher Paranaense integra a Fomento Paraná e objetiva incentivar o empreendedorismo feminino em todos os setores econômicos, gerando mais emprego e renda no estado.
De acordo com Ida Roehrs, no Módulo Empresarial que fica localizado na prefeitura rondonense, poderão ser adquiridos créditos para empresas que variam de 5 mil a 20 mil reais.
Quem está com a atividade no início com até 12 meses, poderá conseguir até 5 mil reais; já a microempreendedora que possui menos de 12 meses de atividade formal, mas que a soma do tempo formal e informal é maior que 12 meses, poderá requisitar até 10 mil reais.
Para expansão, com mais de 12 meses de atividade, poderá ser solicitado crédito de até 20 mil reais.
Há também, crédito para pessoa física, aqueles que exercem uma atividade produtiva, porém, ainda não formalizada, que varia entre 5 mil e 10 mil reais.
Em ambas as formas de aquisição de crédito, o prazo máximo de pagamento é de 36 meses, com possibilidade de três meses de carência.
A taxa de juros para quem participa de capacitações ofertadas pelo Módulo Empresarial é de a partir de 0,98% ao mês.
Já para quem não participa de capacitações, a taxa é de a partir de 1,13%.
Os prazos e as taxas de juros variam de acordo com a análise de crédito e do risco de operação, devendo a transação ser garantida por um avalista.
Conforme a servidora Ida, do ato de entrega da documentação até o dinheiro estar na conta, o processo dura em média até 10 dias corridos.
O crédito poderá ser solicitado para a realização de investimentos, como obras de construção, reformas, aquisição de maquinário, equipamentos, mobiliário, layout e capital de giro, para formação de estoques e manutenção do empreendimento.
A Fomento Paraná funciona em Marechal Rondon através de uma parceria com a prefeitura rondonense, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, dentro do Módulo Empresarial.