As mortes em confrontos com policiais (militares e civis) e guardas municipais no Paraná, no primeiro semestre de 2020, chegaram a 184, sendo 183 em confrontos com policiais militares e uma com guarda municipal – não houve mortes em confrontos com policiais civis.
O número representa aumento de 13,58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 162 mortes.
Os dados foram divulgados ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, que tem entre suas funções o controle externo da atividade policial.
O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia.
As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.
Cidades com maior número de mortes em confrontos com policiais militares no 1º semestre de 2020
Curitiba 48; Londrina 29; São José dos Pinhais 14; Colombo 7; Prudentópolis 7; Foz do Iguaçu 6; Piraquara 5; Fazenda Rio Grande 4; Ponta Grossa 4; Toledo 4 e Umuarama 4
Curitiba foi a única cidade na qual houve também uma morte em confronto com guarda municipal: não houve registro de mortes em confronto com policiais civis no primeiro semestre de 2020 no Paraná.