Conectado com

Geral

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anuncia saída do cargo em vídeo com Bolsonaro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, em foto de arquivo — Foto: Gabriel Jabur/MEC/Divulgação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) que deixará o cargo. A confirmação foi dada em um vídeo publicado por Weintraub, em que o ministro aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O nome do substituto não foi informado.

Nesta quarta, a comentarista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo informou que o governo pretende indicar Weintraub para o Banco Mundial, em Washington. Lá, o Brasil lidera um grupo de nove países e, sendo o maior acionista, tem a prerrogativa de indicar o diretor da área.

“É um momento difícil, todos os meus compromissos de campanha continuam de pé. Busco implementá-lo da melhor forma possível. A confiança você não compra, você adquire. Todos que estão nos ouvindo agora são maiores de idade, sabem o que o Brasil está passando. E o momento é de confiança. Jamais deixaremos de lutar por liberdade. Eu faço o que o povo quiser”, afirma Bolsonaro no vídeo.

Weintraub assumiu o cargo em abril de 2019, após a saída de Ricardo Vélez Rodríguez, e permaneceu no posto por 14 meses. No período, acumulou desafetos e disputas públicas com diversos grupos sociais – entre eles, a comunidade judaica e a representação da China no Brasil.

A polêmica mais recente surgiu após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, no Palácio do Planalto. No encontro com o presidente Bolsonaro e outras autoridades do Executivo federal, Weintraub defendeu a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem chamou de “vagabundos”.

“A gente tá perdendo a luta pela liberdade. É isso que o povo tá gritando. Não tá gritando pra ter mais Estado, pra ter mais projetos, pra ter mais… o povo tá gritando por liberdade, ponto. Eu acho que é isso que a gente tá perdendo, tá perdendo mesmo. A ge… o povo tá querendo ver o que me trouxe até aqui. Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, disse.

O vídeo foi revelado no inquérito que apura suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Relator dessa investigação, o ministro do STF Celso de Mello disse ver possível crime de injúria por parte de Weintraub e, por isso, enviou ofício aos demais membros da Corte.

No último domingo (14), Weintraub participou de um protesto com pautas antidemocráticas e inconstitucionais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ele voltou a usar o termo “vagabundos” mas, desta vez, não disse textualmente a quem se referia.

Questionado sobre impostos pagos para bancar “funcionários corruptos”, Weintraub disse aos apoiadores: “Eu já falei a minha opinião, o que eu faria com vagabundo”. O ministro não usava máscara de proteção e, por isso, foi multado pelo governo local.

Na manhã desta segunda, o blog da comentarista do G1 e da TV Globo Andréia Sadi já havia mostrando o aumento da pressão da ala política do governo, incluindo ministros militares, pela substituição de Weintraub.

Interlocutores da Corte ouvidos pelo blog afirmaram que o ideal seria ele ser demitido até a posse de Fabio Faria, na quarta (17), uma vez que os chefes dos outros Poderes, como STF e Congresso, querem prestigiar o novo ministro das Comunicações, mas classificam como “um constrangimento” comparecerem a um ato do governo federal, para prestigiar o Executivo, enquanto Weintraub seguir no comando da Educação, com ataques aos demais Poderes.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Partidos têm até amanhã (26) para fazer o registro das candidaturas

A partir de domingo (27) candidatos poderão inicias as campanhas

Os partidos e os candidatos têm ate o dia de amanha, 26, para fazer o encaminhamento do registro das candidaturas.

Segundo o advogado rondonense João Bersch, os partidos deverão fazer o registro conforme decidido nas convenções partidárias que foram realizadas ate o último dia 16………………Ouça entrevista

Joao Bersch lembra que, somente a partir de domingo, dia 27, é que os candidatos e partidos poderão iniciar efetivamente as campanhas eleitorais.

É a partir desta data que candidatos poderão expressamente fazer o pedido de voto, iniciar visitas, começar os preparativos desde a contratação de funcionários, veículos, abertura de conta bancaria e constituição de comitês eleitorais.

O advogado João lembra que na comarca de Marechal Rondon, os partidos estão bem adiantados no registro das candidaturas………Ouça entrevista

Continue Lendo

Agricultura

Condições climáticas motivam preocupações para os agricultores da Região Oeste do Paraná

Falta de chuvas pode provocar atraso no milho safrinha lá na frente

Desde o fim do vazio sanitário no último dia 10, os produtores rurais já poderiam ter iniciado o plantio da soja, no entanto, sem previsão de chuva é melhor não arriscar.

Esta não é a primeira vez que o tempo seco atrasa o plantio das culturas de verão na região Oeste do Paraná: no ano passado aconteceu algo parecido.

Entretanto, o maior receio do produtor é que atrasando o início do ciclo com o plantio da soja, a colheita do milho safrinha seja prejudicada lá na frente.

Na Regional da Seab de Toledo, que abrange 20 municípios, incluindo Marechal Cândido Rondon, o plantio das culturas de verão deve chegar a 483 mil hectares.

A previsão de produção é de uma safra de mais de 1.800 toneladas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural, 34% da safra já estão comercializados e, para garantir os bons resultados, os produtores aguardam com expectativa a chegada da chuva.

Todavia, o Simepar prevê para os próximos dias é céu aberto, o que aumenta a preocupação dos agricultores da região.

Ao detalhar a preocupação em relação as condições climáticas, o engenheiro agrônomo Renato Viebrantz, da Agrícola Horizonte de Marechal Cândido Rondon, faz algumas recomendações aos agricultores no momento da implantação das lavouras……..Ouça entrevista

Continue Lendo

Geral

BPFron apreende maconha, veículos usados para o transporte de ilícitos e detém quatro pessoas

O Batalhao de Policia de Fronteira realizou uma série de apreensões, incluindo maconha, veículos usados para o transporte de ilícitos, além de quatro pessoas que foram detidas.

 

Na primeira ação, na BR 163, nas proximidades do município de Mercedes/PR, Policiais desta integração deram ordem de parada a um GM/Corsa Classic, de cor prata, placas de Santa Tereza do Oeste/PR, que o condutor não obedeceu e empreendeu fuga sentido a Marechal Cândido Rondon/PR. Foi realizado o acompanhamento tático e após alguns quilômetros o condutor abandonou o veículo no acostamento e correu sentido uma plantação, a equipe obteve êxito na abordagem do condutor de 33 anos, residente em Guaraniaçu/PR, Após a vistoria ao referido veículo foi encontrado no seu interior 09 fardos de “Maconha” pesando 200 kg.

Relatou o detido que carregou o veículo com a droga nas proximidades do município de Guaíra e levaria até o município de Cascavel-PR , e pelo transporte receberia a quantia de dois mil reais.

Na sequência foi abordado o veículo VW/GOL de cor prata, placas de Ibema/PR, ocupado por dois indivíduos que faziam o trabalho de “batedor “,  durante buscas no veículo foi encontrado um rádio transmissor (HT).

 

Em ato contínuo a ocorrência anterior e vinculado a mesma organização criminosa de tráfico ilícito de drogas, na Cidade de Cascavel- PR, onde segundo informações encontrava-se o restante do carregamento de drogas que foram embarcadas em Guaíra. Diante disso foi solicitado ao funcionário do motel onde foram apontados os levantamentos, que fraqueasse a entrada da equipe policial, sendo que durante as buscas em uma das garagens dos quartos foi localizado no interior de um veículo Ford/Fiesta, 05 fardos contendo substância análoga a maconha com total de 97,750 kg. Na continuação das buscas foi encontrado um masculino que declarou que foi contratado para transportar o veículo até a cidade de Cascavel e que receberia a quantia de dois mil reais pelo serviço. Diante dos fatos e como nada mais de ilícito foi encontrado, o veículo foi encaminhado  a 15 SDP com confecção do boletim, e com posterior entrega a Polícia Federal de Cascavel.

 

No total foram apreendidos 03 (três) veículos carregados com 14 fardos contendo substância análoga a maconha com cerca de 300 kg, acarretando um prejuízo estimado em R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) ao crime organizado da região.

 

Os presos, os veículos e a mercadoria ilícitas foram encaminhadas à Delegacia da PF em Guaíra/PR e Cascavel/PR para os procedimentos de praxe.

 

Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. e desta operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, COBRA/BPFRON e COE/BOPE da PMPR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, FORÇA NACIONAL e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.

 

PF/Guaíra/PR

Disque denúncia: (44) 3642-9131

 

BPFRON/PMPR

Disque denúncia: (41) 9106-6815

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.