Conectado com

Geral

Municípios discutem plano regional para administrar o coronavírus

Atendendo convocação da Presidente do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná – CISCOPAR, Cleci Rambo Loffi, prefeitos e secretários municipais de saúde participaram ontem a tarde de Assembleia Geral Ordinária , no auditório da prefeitura de Toledo.

A pauta foi diversificada porém um assunto dominou os debates: a pandemia do Covid 19 que começa a fazer um numero crescente de vitima no Estado e especialmente na região.

Segundo Cleci Rambo Loffi, diante da situação o Ciscopar vai já a partir da próxima semana colocar em prática um plano de ação para poder dar condições de atendimento à população infectada…

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pato Bragado fiscaliza cumprimento de decretos contra o Covid 19

Assessoria

O Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Coronavírus (Covid -19), elaborado pela Secretaria de Saúde está servindo de norte às ações de promoção e prevenção a transmissão de casos de infecção pela Covid-19, no município de Pato Bragado.

O documento, aprovado na terça-feira (07) pelo Comitê Gestor da Covid-19 – Comitê CV 19, define objetivos, metas e segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SESA). É dividido em quatro fases de ações, Atenção, Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública. Cada nível é baseado na avaliação do risco do novo coronavírus afetar a população de Pato Bragado e seu impacto para a saúde pública.

1 – Período de atenção

Nenhum caso suspeito no município, com ações básicas de isolamento, providenciadas com base nas resoluções estaduais e federais.

2 – Perigo alerta

Caso suspeito no município, com ações voltadas ao aumento do isolamento e proteção dos grupos de risco e população em geral.

3 – Perigo eminente

Caso confirmado no município, com ações de restrição mais rígidas para a proteção da comunidade

4 – Perigo em emergência de saúde pública

Casos confirmados com transmissão local e medidas de isolamento total da comunidade.

O plano também dispõe de novas medidas desenvolvidas pela administração municipal, à população, bem como os setores da indústria, construção civil, agronegócio, comércio, Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Ambulatório Hospitalar e Pronto Atendimento) e unidades privadas (clínicas, consultórios, entre outros).

 

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização está sendo realizada por uma equipe servidores da administração municipal. O processo é diário, com verificação das condições impostas no plano para a abertura segura do setor econômico do município.

A equipe de fiscalização pode, inclusive, caçar o alvará em casos de descumprimento das medidas.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Mercedes executa obras de pavimentação pelo interior

A administração municipal de Mercedes está concluindo hoje o trecho de 2.200 metros de extensão por 6 de largura, de pavimentação asfáltica que liga a sede até as localidades de Sanga Mineira e Forquilha.

Para a semana que vem, a pavimentação asfáltica inicia na estrada que dá acesso a localidade de Novo Rio do Sul.

O Secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças de Mercedes Vilson Martins fala sobre a execução desses projetos….

 

Continue Lendo

Geral

Decreto reabre comércio rondonense e pessoas são obrigadas a usar máscaras

O decreto autorizando o funcionamento do comercio de Marechal Cândido Rondon foi publicado pelo prefeito Marcio Rauber, contudo, os empresários, funcionários e clientes devem ter uma série de cuidados.

Estão definidas regras sobre o funcionamento de atividades e estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, instituindo distanciamento social seletivo, bem como estabelecendo regras e medidas para o enfrentamento ao coronavírus; sendo tudo decidido pelo COE – Centro de Operações Emergenciais.

Com a publicação do decreto 105/2020, empresas de determinados segmentos puderam abrir suas portas a partir de hoje, das 9 as 17 horas.

Neste sábado, véspera de Páscoa, respeitando as normativas do Ministério do Trabalho, empresas poderão abrir das 9h às 16h.

Fica mantida a declaração, no âmbito do Município de Marechal Cândido Rondon, de situação de emergência em saúde pública e no território do Município, deve, obrigatoriamente, ser observada a prática do distanciamento social.

Fica estabelecida a necessidade de uso massivo de máscaras, em especial por pessoas assintomáticas.

Será obrigatório o uso de máscaras: na utilização de táxis ou em transporte compartilhado de passageiros; para acesso aos estabelecimentos comerciais, independentemente de que seja ou não considerado como de atividades essenciais; para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas.

Poderão ser utilizadas máscaras de pano, confeccionadas manualmente, de acordo com as orientações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Fica homologado o Plano de Contingência dos prestadores de serviço e das atividades consideradas não essenciais.

As atividades consideradas essenciais, podem permanecer em atividade e é responsabilidade das pessoas jurídicas e das pessoas físicas que exercem atividades consideradas essenciais: fornecer máscaras e álcool em gel 70% para todos os funcionários; disponibilizar responsáveis na entrada do estabelecimento e nas suas dependências para orientar e auxiliar no procedimento de higienização das mãos; controlar a lotação; controlar o acesso de entrada; apenas 01 representante por família em mercados, supermercados e farmácia; manter a quantidade máxima de 10 (dez) pessoas por guichê/caixa em funcionamento e distanciamento mínimo; adotar, sempre que possível, práticas de vendas por agendamento e/ou aplicativos para entregas a domicílio (delivery); manter a higienização interna e externa dos estabelecimentos, obrigando-se a adotar as medidas de controle sanitário exigidas.

As pessoas físicas e as pessoas jurídicas que exercem atividades essenciais deverão adotar o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores/empregados.

As pessoas físicas e/ou jurídicas, cuja atividades não sejam consideradas como essenciais, poderão retomar suas atividades de atendimento ao público, a partir do dia 09 de abril de 2020, mediante o cumprimento das mesmas regras que cumprem as empresas consideradas essenciais.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Ricardo Leites de Oliveira, pede o comprometimento de empresários, colaboradores e clientes…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.