Conectado com

Geral

Nova ponte vai exigir aumento de fiscalização na fronteira

Sistema precisará ser mais rigoroso e mais eficiente

A Segunda Ponte entre Brasil e Paraguai, batizada de Ponte da Integração , ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, em Alto Paraná, no Paraguai, deve ser uma realidade a partir de 2022 e visa intensificar a relação entre os dois países, criar mais oportunidades de negócios, mas também engloba consequências que exigirão do governo um planejamento logístico, urbano e, sobretudo, da área da segurança.


É fato que o governo já tem colocado um empenho maior na fiscalização e segurança da fronteira, como é o caso da Operação Hórus, que notícia todos os meses grandes volumes de apreensões de produtos contrabandeados nos locais em que atua.

O sistema de fiscalização porém, precisará ser mais rigoroso para que o local não se torne mais um ponto de entrada de produtos contrabandeados do Paraguai.

Isso exigirá dos órgãos de segurança envolvidos uma continuidade no investimento em inteligência e aprimoramento na cooperação com as autoridades paraguaias.

O secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu , Gilmar Piolla, diz acreditar que de fato o contrabando tende a aumentar, pois será mais uma oportunidade de travessia de mercadorias trazidas do país vizinho.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendrúsculo, também afirma que será necessário dobrar os efetivos para dar conta da entrada e saída de pessoas e veículos”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, em nota, que tem priorizado ações de combate ao crime organizado na região de fronteira, ressaltando que até o final do ano, o Projeto Vigia , um Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras, contemplará a região onde será construída a ponte.

Por meio do programa, coordenado pela Secretaria de Operações Integradas, as forças de segurança vão atuar em conjunto na região de fronteira, em ações como a Operação Hórus, no Paraná.

O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado, aumentar a fiscalização e a repressão contra crimes transfronteiriços como contrabando de cigarros, brinquedos e eletrônicos, o tráfico de drogas e de armas”.


Continue Lendo
Publicidade

Geral

Sicredi Aliança sorteia 24 motos em sua Campanha de seus 35 Anos

A Sicredi Aliança Paraná/São Paulo realizou ontem, sexta-feira, o primeiro sorteio da Campanha “35 Anos de Prêmios”, que está sendo promovida em comemoração aos 35 anos da cooperativa.

 

Na oportunidade foram sorteadas 24 motocicletas aos seguintes associados…

 

Continue Lendo

Geral

Obras da UBS e Pronto Atendimento de Pato Bragado estão em fase final

Município providencia agora o mobiliário e equipamentos necessários

Quando prontas , as novas dependências possibilitarão atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população.

Somam cerca de 850 m² e tem investimentos dos governos federal, estadual e municipal.

A nova UBS comporta salas para consultórios clínicos, imunização e demais procedimentos, entre outros setores.

Já o PA será exclusivo a pacientes do município para atendimento a situações de urgência e emergência, contando com sala de acesso, bem como para enfermagem, exames diferenciados, aplicação de medicamentos, observação infantil, feminina e masculina, inalação, suturas e curativos, espera, recepção, entre outras dependências.

Conforme a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, mais um passo será dado nesta sexta-feira para a contratação de empresa para fornecimento e instalações de padrões de energia, ampliação e adequação de rede elétrica de alta tensão, sendo que o município também está providenciando o início do processo licitatório para instalação de móveis sob medida no Pronto Atendimento.

Segundo ela, por serem obras construídas pelo Estado e Governo Federal, qualquer intervenção do poder público do município deve ser informada aos órgãos responsáveis pelo repasse dos recursos o que acaba causando certa morosidade.

A secretária afirma ainda que por conta das medidas determinadas ara a preservação da saúde e da vida em face do novo coronavírus, as instalações da UBS atual foram adequadas e enquanto durar a pandemia, por questões de segurança pública, não será realizada a mudança de local.

A unidade passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação.

A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.

Continue Lendo

Geral

Nutrição equilibrada é o tema de “A Personalidade da Semana”

Reprodução Facebook

O diretor da Unidade de Pronto Atendimento de Marechal Cândido Rondon, nutricionista Rafael Cristiano Heinrich, será entrevistado amanhã em “A Personalidade da Semana”.

Além de discorrer sobre o trabalho desenvolvido atualmente na UPA, especialmente nesse momento de pandemia do coronavírus, ele enfatizar os meios corretos para se ter uma alimentação equilibrada.

Dentre os muitos assuntos ligados a nutrição correta, Heinrich dará conselho as pessoas que gostam de beber cerveja, mas não se conformam com os quilos a mais que esse hábito provoca…..

 

A entrevista completa com o nutricionista e diretor da UPA/Marechal, Rafael Heinrich, será levada ao ar amanhã, a partir das 11h00, em “A Personalidade da Semana”, com reprise ao meio-dia de domingo.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.