Conectado com

Geral

Nova ponte vai exigir aumento de fiscalização na fronteira

Sistema precisará ser mais rigoroso e mais eficiente

A Segunda Ponte entre Brasil e Paraguai, batizada de Ponte da Integração , ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, em Alto Paraná, no Paraguai, deve ser uma realidade a partir de 2022 e visa intensificar a relação entre os dois países, criar mais oportunidades de negócios, mas também engloba consequências que exigirão do governo um planejamento logístico, urbano e, sobretudo, da área da segurança.


É fato que o governo já tem colocado um empenho maior na fiscalização e segurança da fronteira, como é o caso da Operação Hórus, que notícia todos os meses grandes volumes de apreensões de produtos contrabandeados nos locais em que atua.

O sistema de fiscalização porém, precisará ser mais rigoroso para que o local não se torne mais um ponto de entrada de produtos contrabandeados do Paraguai.

Isso exigirá dos órgãos de segurança envolvidos uma continuidade no investimento em inteligência e aprimoramento na cooperação com as autoridades paraguaias.

O secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu , Gilmar Piolla, diz acreditar que de fato o contrabando tende a aumentar, pois será mais uma oportunidade de travessia de mercadorias trazidas do país vizinho.

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendrúsculo, também afirma que será necessário dobrar os efetivos para dar conta da entrada e saída de pessoas e veículos”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, em nota, que tem priorizado ações de combate ao crime organizado na região de fronteira, ressaltando que até o final do ano, o Projeto Vigia , um Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras, contemplará a região onde será construída a ponte.

Por meio do programa, coordenado pela Secretaria de Operações Integradas, as forças de segurança vão atuar em conjunto na região de fronteira, em ações como a Operação Hórus, no Paraná.

O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado, aumentar a fiscalização e a repressão contra crimes transfronteiriços como contrabando de cigarros, brinquedos e eletrônicos, o tráfico de drogas e de armas”.


Continue Lendo
Publicidade

Economia

Marechal Rondon terá racionamento de água a partir da próxima semana

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, anunciou hoje pela manhã que a partir da próxima semana será colocado em prática um programa de racionamento de água em Marechal Cândido Rondon.

De acordo com a autarquia, a falta de chuvas, o calor e o aumento de consumo nos últimos meses, colocam em risco o abastecimento e por conta disso medidas precisarão ser adotadas para que haja o consumo consciente de água, por parte da população de uma maneira geral.

Pelos números do SAAE, hoje são cerca de 20 mil unidades consumidoras, entre residenciais, comerciais e industriais, que consomem em média 15 milhões de litros de água por dia.

São 41 as fontes de produção, entre captações e poços artesianos que abastecem o SAAE e propiciam a distribuição entre as unidades de consumo .

Essas fontes hoje produzem em torno de 13 a 14 milhões de litros dia, portanto aquém da demanda de consumo e isso representa serio risco de falta de água potável em Marechal Cândido Rondon.

Quem explica as dificuldades e alerta para o racionamento a partir da semana que vem, é o diretor técnico do SAAE, Vitor Giacobbo….

 

Continue Lendo

Geral

Secretária de Saúde oficializa primeiro caso de sarampo em Toledo

Assessoria

Isso ressalta a importância de se vacinar 

A doença foi confirmada a partir de um exame feito no Laboratório Central do Estado e o paciente é um homem de 30 anos.

Os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ele já foram realizados.

Ele esteve em São Paulo e Curitiba e começou a apresentar os sintomas na semana passada.

Ao apresentar os primeiros sintomas, o paciente procurou atendimento e já foi orientado sobre o protocolo.

A Secretaria de Saúde realizou os procedimentos de notificação formal, coleta de material do paciente e encaminhamento para o Lacen.

A secretária de saúde de Toledo, Denise Liell, ressalta para a população a importância da vacina para quebrar esta cadeia de transmissão.

Ela destaca que a 2ª etapa da campanha contra o sarampo iniciou na segunda-feira passada para pessoas com idade de 20 a 29 anos.

No dia 30, as Unidades Básicas de Saúde também estarão abertas para vacinar o público alvo.

O sarampo já estava extinto no Brasil e agora retornou: é uma doença altamente infecciosa, e sua transmissão acontece de forma semelhante à gripe, por secreções respiratórias, como no espirro, tosse, entre outros.

Pode evoluir para complicações graves inclusive óbito, principalmente nas crianças.

Continue Lendo

Geral

Projeto social estimula a leitura no Lago Municipal de Mal. Rondon

A cidade de Mal Cândido Rondon está sendo agraciada com o projeto social constituído de um “Caminhão Biblioteca”, que leva cultura e educação às pessoas por meio de atividades que estimulam o hábito da leitura saudável.

Instalada no Lago Municipal Rodolfo Rieger, a Expolivro é uma iniciativa cristã do Instituto Vida para Todos – que é uma entidade sem fins lucrativos – e com o apoio da Editora Árvore da Vida.

Em Marechal Cândido Rondon, as ações estão sendo coordenadas por Rodrigo Lucietto, e além de promover a leitura gratuita na estrutura montada, também há livros para comercialização…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.