Rádio Difusora do Paraná

Operação Paraná II começou ontem e altera a rotina de Itaipu

Começou ontem e se estenderá até quinta-feira, dia 3 de outubro a Operação Paraná II, na faixa que compreende os municípios de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira e Missal.

Exercício envolve 250 militares , blindados, embarcações e helicópteros

Trata-se de um exercício combinado com o objetivo de ampliar a capacidade de comunicação, o intercâmbio e a amizade entre os Exércitos do Brasil e do Paraguai.

O trabalho vai incluir a Itaipu, no dia 3, onde então as tropas especiais dos Exércitos brasileiro e paraguaio farão uma operação coordenada para retomar o controle da usina e expulsar os invasores.

Trata-se de um exercício conjunto inédito na usina , envolvendo mais de 250 militares, 30 blindados, seis embarcações e três helicópteros.

Haverá ações simultâneas em diferentes pontos da usina, a partir das 10 horas de quinta-feira.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, deverá acompanhar as atividades, de acordo com informações confirmadas pelo 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado com o comando das Forças Armadas do Paraguai.

O diretor-geral paraguaio, Ernst Bergen, destacou a importância da atividade, levando em conta a segurança da usina e sua localização estratégica como peça fundamental de integração entre os dois países.

As ações estão previstas nas margens do Rio Paraná, próximo ao vertedouro, na ilha do Canal de Desvio, nesta que será a primeira vez que tropas brasileiras e paraguaias atuarão conjuntamente, em exercício simulado, na defesa da usina de Itaipu , considerada uma estrutura crítica de segurança, responsável pelo atendimento de 15% da demanda de energia elétrica do Brasil e de 90% do Paraguai.

O exercício militar na Itaipu e vai alterar a rotina da empresa e exigir de empregados, colaboradores e fornecedores um cuidado especial, especialmente nas vias internas da usina.

A pista da cota 225 , no topo da barragem será interditada de hoje até 4 de outubro, para a montagem do palanque principal e outras estruturas.