Geral
Pandemia prejudicou a atividade da mandiocultura em 2020

Publicado em:
Ao longo de 2020, os efeitos da covid-19 sobre a colheita de raiz de mandioca e, consequentemente, sobre a oferta do produto, foram pequenos, com exceção do início da pandemia, quando houve dificuldades no transporte de trabalhadores rurais.
A utilização de fécula como insumo foi menor
Conforme dados do Cepea, por outro lado, a demanda por produtos industriais, incluindo os que utilizam a fécula de mandioca como insumo, foi menor.
Quanto aos preços da raiz, ficaram praticamente estáveis ao longo de praticamente todo o ano e, na maioria dos meses de 2020, as médias nominais superaram as de 2019.
No campo, houve queda na produtividade e, com a rentabilidade negativa de safras anteriores e valores mais atrativos de outras culturas, parte dos agricultores diminuiu a área de mandioca.
Por sua vez, o mercado brasileiro de milho em 2020 foi marcado por produto e preços recordes.
Nos dois primeiros meses de 2020, os menores estoques de milho aliados à produção enxuta da primeira safra resultaram em movimento de alta nos preços do cereal.
Conforme dados do boletim informativo do Cepea, entre março e junho, as perspectivas de produção recorde na segunda safra e o avanço da pandemia de covid-19 no Brasil pressionaram as cotações domésticas.
Com as medidas de controle da pandemia, agentes temiam redução na demanda de exportadores e consumidores nacionais, o que, de fato, ocorreu em abril, mas logo foi compensado pelo bom ritmo das exportações e pela retomada das compras no mercado interno nos meses seguintes.
Para a segunda safra, o clima favoreceu o desenvolvimento das lavouras, e, no agregado, a produção brasileira foi recorde.
Já em relação a soja, como boa parte da safra 2019/20 já havia sido negociada antecipadamente ainda em 2019, sojicultores brasileiros iniciaram o ano de 2020 resistentes nas vendas envolvendo grandes lotes, voltados ao cumprimento de contratos.
De acordo com boletim informativo do Cepea, a partir do segundo bimestre do ano, o dólar passou a operar acima dos 5 reais, o que acirrou a disputa entre compradores domésticos e externos de soja.
Do lado da demanda interna, indústrias brasileiras adquiriram maiores volumes, no intuito de suprir a aquecida procura por derivados.

Geral
Prefeito Zado se reúne com o Ministro da Justiça em Brasília e cobra novas ações para aumentar a segurança na região lindeira
Diretores das Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião

Publicado em:
Prefeitos da região cumprem agenda esta semana em Brasília, e dentre os encontros, na manhã desta quarta-feira (27) se reuniram com o Ministro da Justiça, Flavio Dino.
A comitiva de prefeitos é chefiada pelo presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado.
Na pauta, segundo Zado, discussões e definições para aumentar as ações de segurança na faixa de fronteira, vulnerável pela incidência de crimes como o contrabando e o tráfico de drogas.
Diretores das Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião de hoje.
De Brasília, o prefeito de Santa Helena e presidente dos Lindeiros, Evandro Grade, o Zado, fala com exclusividade aos ouvintes da Radio Difusora e anuncia novas conquistas para a região…………OUÇA ENTREVISTA
Geral
Vereador Juliano Oliveira cobra novos investimentos para a educação rondonense
“Queremos melhorar ainda mais a qualidade do ensino” acrescentou o vereador

Publicado em:
Durante a sessão de segunda-feira (25) da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon, Juliano Oliveira, cobrou do poder publico novos investimentos para o setor educacional.
Ele enalteceu e parabenizou muitas ações já implantadas pelo governo de Marcio Rauber e fez novos pedidos.
O vereador Juliano Oliveira afirmou: “a educação é uma das bandeiras que mais defendo e os investimentos precisam ser constantes”…….OUÇA ENTREVISTA
Geral
Oktoberfest: Saiba quem está inscrito no concurso Casal Fritz e Frida

Publicado em:
Uma das atrações de destaque durante o lançamento da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, no sábado (30), será a escolha do Casal Fritz e Frida. Neste ano, três casais estão inscritos ao concurso. São eles: Davi Gerson Zimmermann e Joise Fabiane Brach, que defendem o título, Celso Verruck e Elaine Cristina Boza Verruck, e Carlos Alberto Hubner e Sueli Andréia Vorpagel Hubner.
As atividades serão iniciadas às 10h de sábado (30), com o desfile do Bierwagen pelas ruas da cidade. Já às 19h, a programação seguirá na Casa Cultural, no parque de exposições, quando serão abertos o bar temático e as copas, que oferecerão lanches típicos, chope pilsen claro e escuro e chope artesanal; às 19h30 acontecerá o cerimonial de lançamento com a sangria do barril; às 20h, o concurso da Rainha da Oktoberfest 2023; às 20h30, o concurso Casal Fritz e Frida 2023.
Para as 21h estão agendadas apresentações culturais; e às 22h, o baile com a Banda Los Angeles. Durante o baile também acontecerão os concursos do chope em metro e Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos. A entrada é gratuita.
Fonte: Assessoria