Conectado com

Geral

Paraná finaliza mais um período de monitoramento da dengue

AEN

A Secretaria de Estado da Saúde finaliza o período sazonal 2019/2020 de monitoramento da dengue com a publicação de boletim epidemiológico nesta terça-feira (14). O Estado fecha o ciclo de 12 meses com 227.724 casos e 177 mortes confirmadas.

O acompanhamento de julho 2019 a julho 2020 publicou 43 boletins epidemiológicos, com registros de casos confirmados, notificados, óbitos e análises sobre os índices da doença nas regiões e cada município do Estado.

BOLETIM – Os dados que finalizam o período apontam 360.472 notificações em 374 municípios, abrangendo as 22 Regionais de Saúde do Estado.

Hoje, 244 cidades estão em situação de epidemia e 31 em alerta para a dengue. O informe mostra que 22.700 casos seguem em investigação.

Em relação aos óbitos por dengue o aumento em relação ao boletim do período anterior é de cerca de 80%. Entre 2018/2019 foram 22 óbitos e agora são 177 mortes provocadas por dengue.

Desde o início do período, a Secretaria da Saúde já alertava para a possibilidade de aumento expressivo de casos devido ao novo sorotipo da doença, o Den-2, que até então não circulava no Estado. O fluxo do subtipo diferente fez com que as pessoas infectadas evoluíssem para formas mais graves da dengue.

A validação do diagnóstico clínico para os casos confirmados de dengue, independente de exames laboratoriais, é apontada como outro fator significativo para o aumento do número de casos.

A partir deste ciclo a Vigilância Epidemiológica passou a considerar o laudo médico já decisivo para confirmação de caso, sem a necessidade de testes confirmatórios.

Apesar do encerramento do período sazonal, a Secretaria da Saúde informa que a consolidação de dados de 2019/2020 será feita no mês de novembro junto com o fechamento das informações do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Em relação ao período anterior entre 2018/2019, o aumento no número de casos confirmados foi de mais de 100%, quando o total de casos confirmados foi de 21.017.

“A doença segue como uma das maiores preocupações do Estado”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, mesmo com a pandemia do novo coronavírus o Governo do Paraná não baixou a guarda no combate à dengue; o Estado está finalizando mais um ciclo, mas o monitoramento e as ações continuam; os números são altos, existe uma epidemia de dengue e por isso a Secretaria da Saúde reforça o apelo para a que população fique atenta e participe deste combate. “A dengue pode ser evitada com a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Pesquisas mostram que 90% dos focos estão nos domicílios e podem ser removidos prevenindo casos da doença e mortes”, afirmou Beto Preto.

AÇÕES – Ainda no final de 2019, antes mesmo do início da temporada considerada como pico da transmissão da dengue, que é o alto verão, o Governo do Estado decretou alerta máximo contra doença. As ações de combate foram intensificadas e todos os setores públicos foram convocados a participarem do combate ao mosquito Aedes aegypti com a criação do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná.

Beto Preto assinala que a Secretaria reforçou as medidas de prevenção junto à população, implantou a remoção técnica dos grandes criadouros com a participação de profissionais da Vigilância Ambiental da Sesa, que se deslocaram até municípios mais afetados para esta eliminação. “Promovemos oficinas de manejo clínico para os profissionais da linha de frente; foram trabalhos com resultados expressivos quando mais de 100 cidades apresentaram redução de casos autóctones”, ressalta o secretário.

Entre fevereiro a junho deste ano, o Governo do Estado fez o aporte de mais de R$ 7 milhões beneficiando 216 municípios nas ações de ações de combate à dengue.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Acontece nesta sexta-feira, nova formatura do Proerd

A solenidade da formatura de aproximadamente 370 alunos está agendada para à noite, a partir das 19h30, no Auditório Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon, quando haverá reconhecimento aos alunos, além da participação de pais e da comunidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, neste segundo semestre o projeto contemplou alunos das turmas de 5° ano das escolas municipais Ana Paula, Antônio Rockenbach, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, Costa e Silva e Érico Veríssimo, além dos colégios Cristo Rei e Martin Luther, da rede privada.

A Secretaria Municipal de Educação frisa o comprometimento do prefeito Marcio Rauber para com o desenvolvimento da iniciativa, retomada em nível municipal no ano de 2017 e no ano passado, após a pandemia da Covid-19.

Houve, ainda, parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade.

O Poder Legislativo também é parceiro do programa, conforme destaca o presidente da Câmara de Vereadores, Soldado Sauer…

O programa consiste em dez lições ministradas pela policial militar Joselaine de Oliveira, uma vez por semana em encontros com uma hora de duração.

Continue Lendo

Geral

24º edição do Natal Feliz Difusora, Domus, Sesc acontece neste sábado (02) na Casa Cultural

Acontece neste sábado, a 24º edição do Natal Feliz Difusora, Domus, Sesc, que pela primeira vez na história, será realizado na Casa Cultural do Parque de Exposições.

Serão varias atrações com a distribuição de milhares de brinquedos e geladinhos, conforme destaca um dos organizadores, Juliano DalBelo..

 

Continue Lendo

Geral

Sub-17 da AACC vai a Chopinzinho em busca de título inédito no Paranaense

Com uma campanha praticamente impecável, de 13 vitórias e dois empates em 15 jogos realizados, a equipe sub-17 da AACC/Prefeitura de Marechal Rondon busca neste fim de semana a conquista de um título inédito no Campeonato Paranaense sub-17 de Futsal Masculino, promovido pela FPFS.

No ginásio Dionisto Debona, em Chopinzinho, a equipe rondonense encara as finais do Estadual com confiança e respaldada pela melhor trajetória entre os quatro semifinalistas.

Na sexta-feira (01), às 19h, a AACC enfrentará o Pato Futsal na semifinal. Posteriormente, a ACEL Chopinzinho confrontará a APAF/Paranaguá em busca da segunda vaga na final, que ocorrerá no sábado (02), às 19h30.

O técnico Marcos Vila, o Gauchinho, fala sobre as disputas…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.