Um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma que o Paraná manteve, em 2019, a liderança absoluta na contratação de seguro rural, pelo Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Rural.
Os produtores paranaenses contrataram mais de 38.100 apólices, o que representa 40% do volume de contratos firmados.
As subvenções federais no Estado totalizaram 130 milhões e 200 mil reais e as culturas que os produtores mais recorreram ao seguro rural foram de soja, milho safrinha e trigo.
No total, o PSR destinou 440 milhões de reais à subvenção do seguro rural, atendendo a 52.800 produtores rurais em todo o Brasil.
Segundo o MAPA, alguns fatores combinados explicam o fato de o Paraná ter se consolidado como o maior usuário do seguro rural.
Um desses aspectos é o de o Estado ser um celeiro de produção, que adota muitas tecnologias e entre elas, está o seguro rural, que os produtores paranaenses entenderam ser importante, para garantir a produção e minimizar os riscos.
Isso já se tornou cultural no Estado, avalia o coordenador do Departamento Técnico Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers…..
Conforme o relatório do Mapa, o Paraná foi responsável por 64% em operações do PSR para o milho safrinha.
Nesta modalidade, foram 12.500 apólices firmadas por agricultores do Estado.
Os dados também mostram o aumento expressivo de adesão aos produtores de milho safrinha ao PSR, pois o volume de contratos nesta cultura cresceu 44% em relação a 2018.
No trigo, os produtores do Paraná contrataram mais de 4.900 apólices, o que representa quase 63% dos contratos para esta cultura.
Na contratação de seguro rural para lavouras de soja, foram mais de 19 mil operações, o que representa 48% das apólices voltadas à soja em todo o país.