Conectado com

Agricultura

Paraná mantém a ponta no ranking nacional de contratações do seguro rural

Foto: Agro em Dia

Um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma que o Paraná manteve, em 2019, a liderança absoluta na contratação de seguro rural, pelo Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Rural.

Os produtores paranaenses contrataram mais de 38.100 apólices, o que representa 40% do volume de contratos firmados.

As subvenções federais no Estado totalizaram 130 milhões e 200 mil reais e as culturas que os produtores mais recorreram ao seguro rural foram de soja, milho safrinha e trigo.

No total, o PSR destinou 440 milhões de reais à subvenção do seguro rural, atendendo a 52.800 produtores rurais em todo o Brasil.

Segundo o MAPA, alguns fatores combinados explicam o fato de o Paraná ter se consolidado como o maior usuário do seguro rural.

Um desses aspectos é o de o Estado ser um celeiro de produção, que adota muitas tecnologias e entre elas, está o seguro rural, que os produtores paranaenses entenderam ser importante, para garantir a produção e minimizar os riscos.

Isso já se tornou cultural no Estado, avalia o coordenador do Departamento Técnico Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers…..

 

Conforme o relatório do Mapa, o Paraná foi responsável por 64% em operações do PSR para o milho safrinha.

Nesta modalidade, foram 12.500 apólices firmadas por agricultores do Estado.

Os dados também mostram o aumento expressivo de adesão aos produtores de milho safrinha ao PSR, pois o volume de contratos nesta cultura cresceu 44% em relação a 2018.

No trigo, os produtores do Paraná contrataram mais de 4.900 apólices, o que representa quase 63% dos contratos para esta cultura.

Na contratação de seguro rural para lavouras de soja, foram mais de 19 mil operações, o que representa 48% das apólices voltadas à soja em todo o país.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Condições climáticas motivam preocupações para os agricultores da Região Oeste do Paraná

Falta de chuvas pode provocar atraso no milho safrinha lá na frente

Desde o fim do vazio sanitário no último dia 10, os produtores rurais já poderiam ter iniciado o plantio da soja, no entanto, sem previsão de chuva é melhor não arriscar.

Esta não é a primeira vez que o tempo seco atrasa o plantio das culturas de verão na região Oeste do Paraná: no ano passado aconteceu algo parecido.

Entretanto, o maior receio do produtor é que atrasando o início do ciclo com o plantio da soja, a colheita do milho safrinha seja prejudicada lá na frente.

Na Regional da Seab de Toledo, que abrange 20 municípios, incluindo Marechal Cândido Rondon, o plantio das culturas de verão deve chegar a 483 mil hectares.

A previsão de produção é de uma safra de mais de 1.800 toneladas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural, 34% da safra já estão comercializados e, para garantir os bons resultados, os produtores aguardam com expectativa a chegada da chuva.

Todavia, o Simepar prevê para os próximos dias é céu aberto, o que aumenta a preocupação dos agricultores da região.

Ao detalhar a preocupação em relação as condições climáticas, o engenheiro agrônomo Renato Viebrantz, da Agrícola Horizonte de Marechal Cândido Rondon, faz algumas recomendações aos agricultores no momento da implantação das lavouras……..Ouça entrevista

Continue Lendo

Agricultura

Encontro amanha (12) sobre o ITR é destinado para produtores de M.C.Rondon e região

Acontece sábado de manhã (12) na Loja Agropecuária da Copagril de Marechal Rondon, evento para prestar esclarecimentos sobre o Imposto Propriedade Territorial Rural – ITR.

O encontro é destinado para os produtores rurais da região e é realizado pelo Isepe Rondon, através do curso de Ciências Contábeis.

A coordenadora do curso, Elisiane Salzer, dá mais detalhes sobre o evento, destacando a parceria Isepe, Copagril e Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon………..ouça entrevista….

 

Continue Lendo

Agricultura

Agricultores terão atendimento gratuito do Isepe Rondon sobre o ITR

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Isepe Rondon vai realizar sábado (12)  das 09 às 12 horas junto a Loja Agropecuária da Copagril, um evento para prestar esclarecimentos sobre o Imposto Propriedade Territorial Rural – ITR.

Serão fornecidas orientações quanto a obrigatoriedade, casos de imunidade e isenção do imposto, bem como serão realizadas consultas das declarações anteriores com intuito de verificação da situação da declaração.

O evento acontece em parceria com a Cooperativa Copagril, Núcleo de Profissionais da Contabilidade e o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.