Agricultura
Plano Safra 2020/2021 terá vigência a partir de 1º de julho

Publicado em:
O Plano Safra 2020/2021 foi lançado ontem a tarde no Palácio do Planalto, e terá vigência de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2021.
O Plano destinará 225 bilhões 590 milhões de reais para produtores rurais, recursos que vão garantir a continuidade da produção no campo e o abastecimento de alimentos no país durante e após a pandemia do novo Coronavírus.
O volume de recursos destinados aos investimentos cresceu em média 29% e assim o montante a ser disponibilizado será 5,9% maior, ou 12 bilhões 930 milhões de reais a mais que no plano passado.
As taxas de juros caíram entre um e dois pontos percentuais em média, a depender da finalidade do dinheiro e do porte do produtor.
Quanto a distribuição do crédito por porte de produtor, a os médios e pequenos produtores receberão o maior volume de acréscimo.
A nova política de bioinsumos do Ministério também contará com aporte específico no Plano Safra.
De acordo com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre o volume total de recursos, 179 bilhões 380 milhões de reais devem ser destinados para operações de custeio e comercialização e outros 56 bilhões 290 milhões para investimento……

Agricultura
Obras de pavimentação poliédrica são iniciadas nas linhas Schmidt e Havaí
Em outras localidades os trabalhos devem iniciar nas próximas semanas

Publicado em:






Agricultura
Paraná aguarda com ansiedade reconhecimento internacional de área livre de aftosa

Publicado em:
Paraná aguarda reconhecimento internacional de área livre de aftosa, para garantir ampliação de mercados.
Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, o Paraná conseguiu manter o cronograma para o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação.
A retirada da vacinação foi adiada em diversos estados porém o fato de o Paraná, assim como Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e Mato Grosso, estar em um estágio mais avançado que a média nacional, o calendário segue mantido.
Desta forma em maio deste ano a Organização Mundial de Saúde Animal deve chancelar o território paranaense como área livre da doença sem necessidade de vacina.
Conforme o presidente do Sistema Faep\Senar-Pr, Ágide Meneguette, trata-se de uma conquista que reúne todos os elos da cadeia produtiva e uma vitória que vai alavancar a produção de proteínas animais no Estado.
O processo de reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação está na reta final, pois todos os documentos necessários já foram encaminhados a OIE, que faz as últimas checagens do material.
É preciso lembrar que nos últimos dois anos, o território paranaense passou por diversas auditorias e avaliações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, antes que a pasta encaminhasse os detalhes que demonstram a robustez do sistema sanitário estadual.
Com isso, o setor aguarda o anúncio oficial pela OIE.
Rafael Gonçalves Dias, gerente de saúde animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná , informa que além do trabalho desenvolvido ao longo de décadas, nos últimos anos houve toda uma mobilização para que o Estado saísse na frente em relação ao reconhecimento.
As auditorias do Mapa, que culminaram no reconhecimento nacional do Paraná como área livre de aftosa sem vacinação, em outubro de 2019, apontaram algumas pendências no sistema sanitário, que foram ajustadas com o passar do tempo.
Um dos únicos pontos que ainda aguarda resolução é a realização de um concurso público para contratação de fiscais agropecuários.
Agricultura
Operação Safra recupera estradas no interior de Marechal Cândido Rondon

Publicado em:
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Marechal Rondon está em andamento com a Operação Safra 2021.
Além de uma equipe que está mapeando o município para identificar os piores pontos para que os trabalhos sejam iniciados com urgência, outras equipes realizam serviços em diversos pontos, com patrolamento com solo brita, como é o caso nas Linhas São Cristóvao, Perdigão, Horizontina e Guavira.
O secretário de Obras, Jeferson Dahmer, fala dos trabalhos da Operação Safra em Marechal Rondon…………………………gravação………………………