O Estudo de viabilidade técnica , econômica e ambiental, do trecho ferroviário que vai interligar os municípios de Cascavel e Maracaju, deverá ser concluído e assinado nos próximos 30 dias.
Ato vai encaminhar processo licitatório para a obra de ferrovia
A informação é do representante da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico , Produção e Agricultura Familiar, de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.
O anuncio ocorreu durante reunião de trabalho qualificação do projeto no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos realizado pelo Ministério da Economia e que deve acelerar o processo de desestatização da Ferroeste.
O Estudo de Viabilidade técnica, econômica e ambiental, é documento necessário para liberar o processo de licitação para a construção da ferrovia, uma vez que a partir dele será estabelecida a rota mais adequada, as restrições , os investimentos necessários e a viabilidade econômica do empreendimento ferroviário.
A partir desse momento o governo federal passa a auxiliar o governo paranaense com apoio técnico regulatório visando a elaboração do edital de licitação.
No Mato Grosso do Sul a expectativa é que o estado seja beneficiado com o ramal ferroviário que vai possibilitar o escoamento da produção de soja, etanol e outros produtos até o Porto de Paranaguá.
Nos próximos dias o Governo do Paraná deverá constituir um grupo de trabalho específico para tratar do Estudo, no âmbito da administração estadual, enquanto no Mato Grosso do Sul uma equipe multidisciplinar será definida para auxiliar no que for de responsabilidade do Estado.