Conectado com

Geral

Prefeitura decreta o fechamento do comércio de Toledo

Assessoria

Outra decisão do Centro de Operações de Emergência (COE) junto com o Prefeito Lucio de Marchi resolve orientar a suspensão das atividades dos estabelecimentos comerciais varejistas, de casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates, similares, academias de ginástica, teatros, cinemas, casas de eventos, clubes, associações recreativas e afins, playgrounds, salões de festas, piscinas, bares, lanchonetes, mesmo os localizados junto a postos de combustíveis, atividades religiosas coletivas e demais atividades em espaços e áreas de uso comum.
As medidas preventivas foram adotadas após o aumento de três para oito casos com suspeita de coronavírus no município e começam a valer a partir desta sexta-feira (20) até dia 29 de março. Apenas atividades essenciais ao atendimento das necessidades da população, como postos de combustíveis, supermercados, mercados, mercearias, panificadoras, confeitarias, farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios e estabelecimentos congêneres aos mencionados permanecerão abertos.
Supermercados
Os supermercados e estabelecimentos similares deverão adotar as seguintes medidas:I – funcionar com número reduzido de clientes no interior da loja; II – não permitir a venda de mercadorias em quantidade superior à normal, a fim de evitar o desabastecimento; III – adotar medidas para evitar a aglomeração e a aproximação dos clientes; IV – adotar os demais procedimentos já recomendados pelos órgãos de saúde.
Restaurantes
Os restaurantes e estabelecimentos congêneres poderão prestar atendimento ao público no local somente para o almoço, com aumento do espaço entre as mesas e redução de sua capacidade de lotação e de atendimento em, no mínimo, 50% com higienização constante do mobiliário, utensílios e demais equipamentos e espaços.
Delivery
No horário noturno, os restaurantes, food trucks e estabelecimentos congêneres somente poderão prestar atendimento mediante entrega no local, tele entrega, delivery ou forma similar.
A decisão foi anunciada pelo Prefeito Lucio de Marchi, acompanhado da Secretária de Saúde, Denise Liell, pelo Médico do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Pedroti, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), e do Sindicato do Comércio Varejista de Toledo (SINVAR) em entrevista coletiva nesta quinta-feira (19) na Sala de Reuniões da Prefeitura.
Rodoviária
Apesar do Decreto Nº 754 /2020 anunciando o fechamento do comércio varejista não anunciar o fechamento da Rodoviária de Toledo, essa medida está sendo estudada e deverá ser adotada em breve.
“Estamos nos antecipando em tomar essas decisões. Não queremos aguardar a primeira pessoa infectada pelo coronavírus se confirmar para então tomar essas medidas. Nossa intenção é fazer o possível para que esse vírus não chegue em Toledo. Mas o mais importante é que as pessoas cumpram a quarentena e fiquem em casa nesse período, saindo apenas se extremamente necessário”, salientou o Prefeito Lucio de Marchi.
Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Reunião técnica prepara retomada das obras do Contorno de Marechal Cândido Rondon

Foto: Gilson Abreu/AEN

Serviços preliminares estão em andamento no trecho, onde será implantada uma nova ligação entre a PRC-467 e a BR-163. O investimento é de R$ 20,8 milhões.

O reinício dos trabalhos do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, a PR-970, na região Oeste, foi o tema de reunião técnica entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e a empreiteira que vai realizar os serviços.

“Iniciamos novas obras e projetos em todas as regiões do Estado, mas isso não basta para avançarmos na meta de transformar o Paraná no centro logístico da América do Sul. Também estamos resolvendo os desafios deixados por gestões anteriores e garantindo a retomada de obras que ficaram paradas por anos, iniciativas que muitos acreditavam estarem abandonadas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“E, conforme já anunciado pelo governador Ratinho Junior, estamos reiniciando a obra do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, que vai tirar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade, e facilitar o transporte de cargas nas rotas Litoral-Mato Grosso do Sul e Foz do Iguaçu-Mato Grosso do Sul”, complementou.

A reunião, realizada no final de novembro no local da obra, alinhou os últimos detalhes necessários para início das intervenções com maquinário no trecho, já no início de janeiro. Atualmente estão sendo realizados os serviços preliminares de topografia e limpeza de camada vegetal, além da instalação do canteiro de obras, onde serão mobilizados maquinários e equipes de trabalho.

O investimento é de R$ 20.840.776,18 para realização de serviços de terraplenagem, drenagem e obras de arte corrente, pavimentação, sinalização, uma trincheira e um viaduto. O contorno terá extensão de 6 quilômetros, ligando a PRC-467 e a BR-163, com as duas interseções em desnível sendo executadas nos entroncamentos com estas rodovias.

“O projeto de implantação do Contorno de Marechal Cândido Rondon foi alterado para prever um viaduto do tipo diamante sobre a BR-163, com alças de acesso que atendam devidamente ao tráfego de longa distância e local, que agora irão acessar e sair do contorno com muito mais segurança”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

O projeto original previa um dispositivo tipo trombeta, com uma única alça para quem entrasse e saísse do contorno no sentido Guaíra, enquanto o viaduto tipo diamante terá duas alças do lado direto da pista, uma para quem vai entrar no viaduto e outra para quem está saindo dele. Na pista sentido Cascavel o acesso será feito por duas agulhas, em ambos os tipos de viaduto.

A obra do novo Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: AEN
Continue Lendo

Geral

Arcebispo de Cascavel tem tumor maligno, no entanto, menos grave do que imaginado, diz médico

Ele receberá atendimento home care a partir desta semana

O arcebispo de Cascavel Dom Adelar tem passado bem e o resultado da biopsia comprovou que trata-se de um câncer maligno, informações divulgadas no fim da tarde de segunda-feira (06).

De acordo com o boletim, no momento o que preocupa e concentra todo o esforço da equipe médica é combater a bactéria. Com relação a infecção da meninge, algo que sempre exige cuidados, já não inspira temores.

Dom Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba e Salete, irmã de Dom Adelar conversaram demoradamente com o médico Ramina.

Eles falaram sobre os procedimentos a serem feitos e então decidiram os encaminhamentos futuros.

O arcebispo deve voltar entre terça e quarta-feira para a casa de Dom Peruzzo, em Curitiba.

Ele será atendido em “home care”, que, em um primeiro momento, basicamente, será administração dos antibióticos em casa. Para tanto será colocado um PICC (um tubo de silicone, flexível, fino e longo que serve para a administração de medicamentos como antibióticos, quimioterapia e soro).

Quanto a biópsia, trata-se de tumor grau 2 e é maligno. No entanto, menos grave do que inicialmente imaginado. O médico Dr. Ramina está bem otimista assim como Dom Adelar.

“O nosso Arcebispo está falante, sorridente e animado”.

A equipe médica decidiu esperar pelo menos mais duas semanas para aplicar a radioterapia. A razão é dupla: aguardar os resultados de exames mais específicos para reduzir o máximo possível algum risco da radioterapia; também para que Dom Adelar se fortaleça ainda mais.

“Permaneçamos em oração pela recuperação da saúde de Dom Adelar”.

Fonte: Catve
Continue Lendo

Geral

Unioeste e PTI formalizam parceria hoje a noite em Mal Rondon

Na  Unioeste em Marechal Cândido Rondon, acontecerá nesta terça-feira, um evento de formalização  de uma parceria entre a universidade e o Parque Tecnológico Itaipu.

O Acordo tem como objeto a promoção de ações de suporte e incentivo à inovação para os docentes e discentes  da instituição  por meio de uma parceria de  implantação de atividades da Incubadora Santos Dumont na, com a contrapartida das  startups e empresas parceiras do ecossistema possam utilizar a infraestrutura laboratorial da universidade para testes, ensaios e/ou validação de provas de conceitos ou protótipos.

Conforme a Itaipu, o ato faz parte das ações de sensibilização para atração de startups e conexão com a  academia e para  tanto, será realizado a cerimônia de assinatura simbólica do Acordo de  Cooperação, seguido pela apresentação das ações do PTI junto com a Unioeste para 2022, apresentação de projetos de pesquisa de grande relevância e por fim a apresentação de 3 pitchs  de empresas incubadas.

A solenidade nesta terça-feira  inicia às 19h30 na sala do Tribunal do Juri do  campus da Unioeste de Marechal Candido Rondon

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.