Geral
Produção de grãos do Brasil deve crescer 27% em 10 anos

Publicado em:
Projeção foi divulgada ontem pelo Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura estimou ontem que a produção de grãos do Brasil deverá crescer 27% nos próximos dez anos, assim como ocorrerão avanços significativos na produção de carnes bovina, suína e de frango.
Segundo o relatório “Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/2020 a 2029/2030, na próxima década o país atingirá uma produção de 318 milhões e 300 mil toneladas de grãos, ante recorde de mais de 250 milhões de toneladas projetado para a safra 2019/20, impulsionado por algodão, milho e soja.
O ministério prevê que a área plantada com grãos aumente em 16,7% no período, atingindo 76 milhões e 400 mil hectares em 2030.
Se considerados todas as lavouras, o que, além dos grãos, inclui produtos como cana, café e laranja, a área de plantio deve chegar a 88 milhões e 200 mil hectares, com alta de 13,5%.
A necessidade adicional de áreas pode ser atendida através da substituição de culturas, redução de pastagens e sistema de plantio direto e o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil deve continuar ocorrendo com base na produtividade”, afirmam técnicos do MAPA, em momento em que o setor é pressionado a ampliar práticas de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
A produção de carnes na próxima década deverá crescer 23,8%, considerando as proteínas bovina, suína e de frango, com o volume passando dos atuais 28 milhões e 200 mil toneladas para 34 milhões e 900 mil.
O ministério projeta avanço de quase 30% nas produções de carnes suína e frango, além de alta de 16% para a carne bovina.
As exportações também devem crescer, apesar de uma forte pressão do mercado internacional, com altas de 34,3% nos embarques de frango e de 36,8% nos de suínos.
O governo ainda prevê que o Brasil, maior exportador global de soja, será responsável por quase 52% das exportações da oleaginosa no mundo daqui a dez anos, além de fornecedor de 23,2% do milho global.
Já as exportações de açúcar devem saltar 57,9% no período, atingindo 25 milhões 230 mil toneladas em 2029/30, e os embarques de milho tendem a avançar em 29,1%, para 44 milhões e meio de toneladas.

Geral
Rede estadual de ensino se prepara para “volta às aulas”

Publicado em:
Retomada do ano letivo será na segunda-feira
Os dois mil e 100 colégios da rede estadual do Paraná se prepararam, ao longo de toda esta semana, para o início das aulas, que acontece na próxima segunda-feira.
Para começar o ano letivo, o Governo do Estado investiu em mobiliário, com 112 mil novas carteiras que já começaram a ser entregues, e também em infraestrutura tecnológica, com a compra de 77 mil equipamentos de informática, incluindo desktops, notebooks e kits de robótica.
Além disso, já começou a entrega da primeira remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar e também acontece, até o fim do mês, a entrega de 340 novos ônibus para transporte escolar.
As aquisições têm o objetivo de garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca que os investimentos são essenciais para manter o ensino do Paraná no topo…
Geral
Liderança do Governo prega diálogo e transparência na Assembleia Legislativa

Publicado em:
Transparência, diálogo, presença nos municípios, fortalecimento das políticas públicas e do papel da Assembleia Legislativa do Paraná .
Com esses compromissos, Hussein Bakri assumiu ontem o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, após ter sido eleito com 97.681 votos.
E o parlamentar já inicia os trabalhos com duas missões importantes: será o líder do Governo Ratinho Junior na Casa e também deverá assumir a presidência da Comissão de Educação….
Geral
Rondonenses tem ate o dia 15 para pagas taxas municipais com descontos

Publicado em:
Os rondonenses proprietários de imoveis ou com impostos para pagar, devem ficar atento aos prazos definidos pela Secretaria de Fazenda, para aproveitarem os descontos.
Para pagamento do IPTU, Alvará e taxas da Vigilância Sanitária, em parcela única, será concedido desconto de 12%, até 15 de fevereiro, apenas para os pagamentos realizados por meio de guia emitida pelo contribuinte, exclusivamente por meio da internet, no site: marechalcandidorondon.atende.net.
Basta buscar a opção e digitar o número do cadastro imobiliário ou CPF do contribuinte e escolher a opção à vista.
Quem não conseguir liquidar até o dia 15 de fevereiro, poderá realizar o pagamento do IPTU com 8% de desconto até o dia 10 de maio, através de guia/carnê emitido e expedido pela Secretaria de Fazenda, entregue por meio da Empresa de Correios e Telégrafos, ou ainda emitidas pelo contribuinte por meio da internet.
A entrega dos carnês pelos Correios está prevista para início de abril, isso para o contribuinte que não optar pelo pagamento até 15 de fevereiro.
A distribuição será realizada pelo endereço de correspondência ou, na sua ausência, o endereço do imóvel, sendo fundamental o contribuinte manter seu cadastro atualizado, principalmente quando se tratar de terrenos vagos, ou residências desocupadas.
A secretaria lembra também que as guias de Coleta de Lixo e ISSQN fixo também estão disponíveis para emissão online, contudo essas não possuem desconto.
Quanto ao pagamento parcelado, a primeira parcela vencerá no dia 10 de maio.
Com Assessoria