Geral
Professoras rondonenses da rede municipal são pré-selecionadas para o Prêmio Educador Transformador 2023

Publicado em:
Elas concorreram com quase três mil projetos de todo o Brasil
Na quarta-feira (15) foram divulgados os nomes dos professores pré-selecionados ao Prêmio Educador Transformador 2023. A premiação é uma iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e tem como objetivo principal identificar, reconhecer, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores, alinhados à educação empreendedora em nível nacional.
Nesta primeira etapa, participaram quase três mil projetos. Destes, 658 foram pré-selecionados, entre eles, três iniciativas de Marechal Cândido Rondon.
Escola Julia Wandereley
A Escola Julia Wandereley, do distrito de Novo Horizonte, teve professoras pré-selecionadas através de dois projetos, desenvolvidos em 2022. Um deles é o projeto “Arte de Brincar”, com a turma do 3º ano, orientado pela professora Djeise Karolaine Schaab Martim e que contou com o auxílio da docente Camila Lemmertz. O outro é o projeto “Festival da Cuca”, conduzido pela professora Daniele Balkau Schmoeller, com o apoio da docente Igeslene Neubecker Prass.
Ambos os projetos tiveram como objetivo o resgate da cultura alemã no que tange à gastronomia, brincadeiras e brinquedos típicos interligados com o comportamento empreendedor e sustentável.
Segundo a diretora Graciele Cristiane Rambo, a escola tem como prática o desenvolvimento de projetos temáticos, os quais visam oportunizar uma aprendizagem significativa para seus alunos, como esse que buscou conhecer um pouco mais da cultura germânica, tendo em vista que o marco da colonização do município de Marechal Cândido Rondon tem como referência também a imigração alemã.
Escola Jean Piaget
Da Escola Jean Piaget a professora pré-selecionada foi Sonia Antunes Caregnato, através do projeto “Entre Salas”. A iniciativa teve como objetivo mostrar vários ângulos da aprendizagem significativa. A atividade surgiu para sensibilizar a comunidade escolar com pequenas ações voltadas à sustentabilidade, focadas na separação e reutilização de materiais, com destaque aos verdadeiros protagonistas, que são os alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento que frequentam no contra turno a Sala de Recursos Multifuncional. O objetivo é elevar a autoestima desses alunos, para que desempenhem com maestria e entusiasmo as atividades envolventes e desafiadoras ao longo do ano letivo.
As ações desenvolvidas durante o projeto iniciaram com a campanha de arrecadação de tampas plásticas, através da confecção de “Papa Tampas” em forma de monstrinhos, por serem atrativos às crianças, que foram dispostos na entrada da escola e distribuídos às famílias. A divulgação da campanha aconteceu na escola com os alunos e nas mídias sociais. Paralelamente, foram reutilizados materiais recicláveis com fins pedagógicos
Próximas etapas
As próximas etapas do Prêmio Educador Transformador 2023 serão divulgadas no dia 17 de abril, quando será possível conhecer os projetos selecionados. No mês de maio serão divulgados os 7 projetos vencedores em nível nacional.

Geral
2º Churrascada do CONSEG Marechal obtém lucro de quase R$ 23 mil
Dinheiro já está no caixa da entidade a disposição das forças policiais

Publicado em:
O Conselho Comunitário de Segurança de Marechal Cândido Rondon – CONSEG – realizou reunião nesta terça-feira (21) para prestação de contas da 2º edição da Churrascada, realizada no dia 11 de março.
O encontro aconteceu na sede da Acimacar e contou com a presença de membros da diretoria, voluntários e parceiros do CONSEG.
A Churrascada serviu cerca de 500 refeições, resultando no lucro de R$ 22.901,79.
O dinheiro já está no caixa da entidade, a disposição das forças policiais.
No encontro de prestação de contas, os comandantes e representantes das forças policiais presentes (PM, Bombeiros, Policia Civil e BPFron), aproveitaram a ocasião e fizeram novos pedidos – especialmente para manutenção de viaturas e de equipamentos, para que às despesas sejam custeadas pelo Conselho, garantindo que os serviços prestados à população não sejam interrompidos.
O presidente Victor Morel reforçou novamente que o Conseg atua no processo de agilização dos serviços. “Apesar da responsabilidade ser do Governo do Estado, processos licitatórios demoram muito e os serviços que são prestados à população ficam a mercê de interferências. Para evitar que isso ocorra, o Conselho custeia os serviços, dando resposta rápida ao problema, evitando danos no atendimento prestado”, explicou o presidente.
Victor Morel também agradeceu a todos envolvidos na 2º Churrascada, que resultou no recorde de arrecadação. “Agradeço a todos os patrocinadores, apoiadores, as pessoas que adquiriram fichas e especialmente aos membros e voluntários do Conseg. O almoço foi um sucesso”, finalizou o presidente da entidade.
Patrocinadores e apoiadores:
Supermercado Cercar,
Supermercado Copagril,
Supermercado Weimann,
Cerdo e Ganado Alimentos,
Fazenda Rieger,
Labordes Tintas,
Aconchego Restaurante,
Avance Sport,
Isepe Rondon,
AACC,
Empreendimentos Cataratas,
Auto Escola do Ila,
Cooperativa Lar – Unidade MCR
Sicredi,
Sicoob.
Geral
Acimacar convoca reunião para definir datas e horários de funcionamento das empresas

Publicado em:
Encontro está marcado para quinta-feira
A fim de definir as datas e horários especiais de funcionamento das empresas do comércio varejista para os anos de 2023 e 2024, a Acimacar está convocando os empresários para uma reunião com o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon e Microrregião (Sindicomar).
O evento está agendado para o dia 23 de março, próxima quinta-feira, na sede da Acimacar, às 18h30.
A vice-presidente do Comércio da entidade, Geovana da Silva Krause, lembra que a Acimacar não possui poder legal para definir os horários especiais de atendimento do comércio, contudo, atua como mediadora entre os empresários e o Sindicomar.
Geovana Krause acrescenta que a aprovação desses horários a serem definidos na reunião será homologada posteriormente, sem envolvimento da Acimacar, por meio da negociação entre o sindicato patronal, o Sindicomar, e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo e Região (Sindeto), que representa os trabalhadores da categoria.
Geral
Projeto sobre piscicultura tem encontro hoje à tarde em Pato Bragado

Publicado em:
Está confirmado para as 14 horas de hoje, na propriedade do produtor Rogério Mundt, em Pato Bragado, a realização do 7º módulo do Projeto “Piscicultura Bragadense”, com o tema: “Industrialização do Pescado e Mercado Local e Regional”.
O projeto é desenvbolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado em conjunto com o curso de Engenharia de Pesca da Unioeste – Campus de Toledo.
A secretária de Agricultura de Pato Bragado, Jaqueline Vanelli, fala da programação de logo mais…..