Professores dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e Escolas Municipais assistiram palestra de forma virtual, com a diretora da UPA, Andreia Guissardi, e a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Alyne Ribeiro Novais, sobre “Volta às Aulas com Segurança”.
A capacitação orientou sobre as ações que devem ser realizadas para evitar o contagio pela Covid-19 nas instituições de ensino.
Outra palestra teve como tema “Acolhimento socioemocional na volta às aulas”, e foi ministrada pelas psicólogas da Secretaria de Educação Raquel Volpato e Elizandra Weber.
Conforme a secretária de Educação, Andréia Bach, neste momento de retorno é preciso entender a melhor forma de receber os alunos que ficaram afastados da rotina escolar e do convívio social.
Ela destacou que essas ações fazem parte do protocolo de biossegurança no retorno às aulas presenciais de cada instituição e atendem as recomendações das Secretarias de Saúde e Educação.
A secretária lembra que as aulas presenciais para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e turmas do Infantil 4 e 5 serão retomadas a partir do dia 18, próxima quinta-feira.
A programação prevê o escalonamento dos estudantes, com organização em grupos de acordo com a normatização vigente, acerca da adoção de medidas visando a interrupção da propagação da Covid-19.
Nas turmas em que a quantidade de alunos não permitir o distanciamento entre os mesmos, a cada semana, um grupo de estudantes terá aula presencial, enquanto outro estará com atividades impressas para serem realizadas em casa.
No que se refere ao atendimento presencial dos alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) a previsão é de que se mantenha de forma remota durante o mês de fevereiro de 2021, com a retomada do ensino presencial no curso do mês de março, em data a ser definida.
Com Assessoria