Conectado com

Geral

Promotoria decide pelo arquivamento por falta de provas contra denúncia envolvendo o coronel Welyngton

Testemunhas arroladas no inquérito afirmaram desconhecer a pratica denunciada

A 1º Promotoria de Justiça da comarca de Marechal Rondon, por meio do promotor João Eduardo Antunes Mirais, decidiu pelo arquivamento do inquérito civil para apurar a notícia de que Welyngton Alves da Rosa, secretário de Mobilidade Urbana do município de Marechal Cândido Rondon, exigiria de seus subordinados comissionados o pagamento de valores ao vereador Vanderlei Caetano Sauer, a título de “dízimo partidário”.

O procedimento teve início após o recebimento de ofício encaminhado pelo Promotor Substituto da 55ª Seção Judiciária, contendo cópia do termo circunstanciado pela acusação de crime de calúnia praticado por Roseli Jusara Schmidt, contra o secretário, acusando-o da prática de atos de improbidade administrativa.

O inquérito transcorreu em segredo de Justiça e convocou para prestar esclarecimentos a denunciante Roseli Jusara Schmidt e Gilson Trimpler.

Outros funcionários da secretária municipal também foram convocados para prestar esclarecimentos.

Na denúncia, a então a policial militar teria afirmado que seu superior, coronel Welyngton, Secretário Municipal de Mobilidade, teria exigido dela e também do policial militar ocupante de cargo em comissão no município, Gilson Trimpler, o repasse de valores ao vereador Vanderlei caetano Sauer.

A denuncia ainda dava conta de que Welyngton exigia contribuição não somente dela e de Gilson, mas também de outros servidores da Secretaria.

Conforme os autos, os denunciantes não possuíam outros elementos probatórios que corroborassem suas afirmações, além de indicar supostos coagidos em realizar as contribuições, os quais também foram ouvidos.

Todavia, ao proceder-se com a oitiva das referidas testemunhas indicadas pelos denunciantes, estas negaram os fatos em sua totalidade.

Os demais ouvidos relataram que “jamais teriam sido requisitado de suas pessoas qualquer contribuição, bem como jamais teriam ouvido comentários do gênero advindos dos colegas da pasta”.

Conforme a 1º Promotoria, diante do conteúdo das declarações das testemunhas e considerando que nenhum dos representantes trouxe qualquer documento ou evidência que suportasse suas denúncias e não se visualizando diligências investigatórias úteis a serem empreendidas, constata-se que as declarações iniciais não foram confirmadas, de modo que a investigação deve ser encerrada.

Ainda conforme a Promotoria, inexistindo elementos probatórios que demonstrem a ocorrência de ato de improbidade administrativa, imperioso reconhecer que não há utilidade no prosseguimento do feito, sendo medida cogente o arquivamento deste.

O arquivamento será promovido por meio de decisão fundamentada do membro do Ministério Público que preside o Inquérito Civil, o promotor de Justiça, Antunes Mirais.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pato Bragado registra mais uma morte por coronavírus

Pato Bragado confirmou hoje (08) o quarto óbito por coronavírus: um homem de 55 anos que faleceu no domingo.

Ele procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde de Pato Bragado no dia 26 de fevereiro, ocasião em que foi submetido a isolamento imediato.

No dia 1º de março foi realizada coleta de material para exame que deu positivo no dia 04, sendo que neste mesmo dia, ele foi internado por agravamento do quadro respiratório.

O homem faleceu no Hospital Vilela Capriotti no domingo, enquanto aguardava por um leito de UTI.

O bragadense de 55 anos tinha histórico de hipertensão.

Segundo boletim da Secretaria de Saude divulgado hoje no final da tarde, Pato Bragado está com 19 casos ativos, com uma pessoa na UTI e outra em enfermaria.

São 23 casos suspeitos que estão sendo monitorados e quatro óbitos; de um total de 282 casos confirmados.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura abre PSS para contratar professor de inglês em MaL Rondon

Foi aberto hoje e segue ate o dia19 de março, o período de inscrições PSS, para contratação de professor de inglês para Mal Rondon, para os anos iniciais do ensino fundamental.

As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas exclusivamente via Internet, no site  www.testeseletivo.com.br

Entre os requisitos necessários está a licenciatura de graduação plena específica (Letras Português/Inglês).

O processo se seleção é composto de realização de prova escrita objetiva, aplicada a todos os candidatos, possuindo caráter eliminatório e classificatório; a data será divulgada juntamente com a homologação das inscrições; também haverá prova de títulos de caráter classificatório.

O profissional pode atuar até 20 horas semanais e terá remuneração de 1.731 reais.

Continue Lendo

Geral

Desrespeito a decreto gera multas e interdições no Paraná

199 estabelecimentos comerciais foram interditados e 209 multados

 

Em oito dias de operação especial e estratégica promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, 4.682 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados no Paraná, sendo que 199 deles foram interditados e 209 multados.

As autuações são relativas ao descumprimento do Decreto  publicado  pelo governo estadual, com o objetivo de controlar a pandemia causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o balanço da  Segurança Pública, divulgado neste domingo, foram 2.587 denúncias recebidas e 511 ocorrências constatadas pelos agentes de segurança.

Houve 1.566 ações de dispersão de aglomerações de pessoas, 401 prisões de adultos e 84 apreensões de adolescentes no período.

O relatório aponta ainda 18 armas de fogo e 126 equipamentos apreendidos, além de 159 veículos apreendidos/recuperados. 332 pessoas também foram multadas neste período.

O decreto estadual foi renovado na sexta-feira por mais 48 horas, além do que já era previsto, e tem validade até a quarta-feira dia 10.

Após esse prazo, entra em vigor uma nova normativa , que mantém a restrição de circulação de pessoas e a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso coletivo após as 20h, além de suspender qualquer tipo de evento que propicie aglomeração.

O novo texto também afirma que compete à Secretaria de Segurança Pública, em cooperação com as guardas municipais, manter uma operação diária e intensa de fiscalização nas ruas.

A população pode ajudar com denúncias nos canais oficiais 181 e 190.

Diariamente atuam nas ruas do Paraná mais de três mil agentes e mais de mil viaturas circulando pelo Estado nesta força-tarefa estratégica, além de helicóptero e uma Delegacia Móvel.

Trabalham na força-tarefa profissionais da Secretaria de Segurança Pública, das polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros e dos departamentos Penitenciário  e de Inteligência .

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.