Conectado com

Geral

Programa Oeste em Desenvolvimento se mobiliza para evitar desabastecimento

Instituições, cooperativas, agroindústrias e produtores rurais que fazem parte do Programa Oeste em Desenvolvimento estão mobilizados para garantir a oferta de alimentos durante a pandemia de coronavírus.

  A cadeia de alimentos deve estar sempre protegida 

As demandas são apresentadas aos governos estadual e federal solicitando medidas para manter a população suprida.

O objetivo é resguardar a cadeia ligada à alimentação de eventuais efeitos provocados por medidas emergenciais adotadas nas cidades.

São produtores do campo, indústrias de transformação e sistema de transporte de cargas e mercadorias que precisam seguir trabalhando e operando para que não ocorra escassez ou falta de alimentos.

As reivindicações e sugestões do setor produtivo da Região Oeste são encaminhadas ao Governo do Paraná e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Elias Zydek lembra que cooperativas, agroindústrias e produtores rurais já adotam medidas de sanidade e segurança da qualidade dos alimentos em suas atividades regulares, fora de períodos de crise.

No momento atual, somam-se aos controles sanitários a criação de comitês e a implantação de procedimentos de acompanhamento e prevenção da covid-19.

Zydek enfatiza que em todos os contatos com autoridades estaduais e federais deixamos muito claro que a cadeia de fornecimento de alimentos deve ser protegida pelos governos.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli reforça a preocupação com frigoríficos de aves, suínos e peixes das cooperativas da região, destacando que são atividades essenciais para os produtores rurais e para a sociedade na produção e no abastecimento de alimentos.

A adoção de mecanismos para a produção e livre distribuição de alimentos também é debatida por instituições nacionais que representam o setor industrial.

Esses entendimentos estão sendo conduzidos junto ao Governo Federal, Câmara dos Deputados e Senado Federal e se baseiam em medidas já adotadas por países como Estados Unidos, Alemanha e China, também submetidos ao coronavírus.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Alunos das escolas municipais rondonenses farão atividades de ensino em casa

A administração municipal de Marechal Rondon, por meio da Secretaria de Educação, em atendimento a legislação vigente em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19, em especial a decretos municipais, a deliberação 01/2020 do Conselho Estadual de Educação e a Resolução 1.016/2020 da Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de atender os estudantes durante o período de distanciamento social, complementando os conteúdos previstos na Proposta Pedagógica Curricular, como forma de estimular o estudo, irá disponibilizar aos alunos material de complementação escolar.

A decisão aconteceu durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 07, no auditório da prefeitura, que contou com a presença da Secretária de Educação, Marcia Winter, e de diretores das escolas municipais de Marechal Cândido Rondon. Vale lembrar que o encontro obedeceu às recomendações de distanciamento mínimo entre as pessoas. Na oportunidade, por unanimidade, decidiu-se pela realização de atividades não presenciais.

O material está sendo elaborado pela Secretaria de Educação, de forma multidisciplinar, com os objetos de conhecimento, objetivos de aprendizagem e conteúdos já trabalhados em aulas presenciais, aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental 1º ao 5º ano e aos alunos das turmas da educação infantil IV e educação infantil V.

Conforme a secretária Marcia, é extremamente importante esta prática de trabalho para que os alunos não percam o vínculo com os estudos e passam a ter momentos de aprendizado e diversão, amenizando os efeitos deste período de distanciamento social. “Esta decisão foi tomada em virtude de as aulas estarem suspensas por tempo indeterminado. Com relação a reposição de aulas, este assunto será tratado em outro momento com o Núcleo de Educação de Toledo”, apontou.

As escolas entregarão o material conforme o cronograma abaixo:

Dia 15/04 (quarta-feira) das 9h às 12h: Turmas de 4º e 5º anos
Dia 15/04 (quarta-feira) das 12h às 16h: Turmas de 2º e 3º anos
Dia 16/04 (quinta-feira) das 9h às 12h: Turmas de 1º ano, Educação Infantil IV e Educação Infantil V

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Geral

MDB e PL vão compor cabeça de chapa de oposição em Entre Rios do Oeste

Pelo andar da carruagem, o MDB de Entre Rios do Oeste será o cabeça de chapa nas eleições municipais deste ano, tendo como candidato a vice-prefeito o PL.

As tratativas acontecem há um bom tempo e com o fim da janela partidária, no ultimo dia (04), muitos nomes do grupo do atual governo Jones Heiden migraram para a oposição e se filiaram no MDB e PL.

O Partido Liberal ganhou reforços importantes, incluindo os vereadores Alcindo Schneiders; Alessandra Lupges e Loivo Kist.

Da Câmara de Vereadores de Entre Rios do Oeste que também deixou o grupo de situação foi Enio Foliatti, que saiu do PSDB e se filiou no MDB.

Das mudanças ocorridas, agora o grupo de oposição têm a maioria na Câmara de Vereadores de Entre Rios do Oeste, lembrando que já contava com os vereadores do MDB Neymar Krone, o Capivara; e Joaquim Schilindwein.

O partido de oposição MDB também se estruturou para o pleito deste ano de 2020 e nomes importantes foram filiados, como do dentista Vilson Vagner; do ex-secretário municipal Roque Anderle; de Gilberto Portz que foi candidato a prefeito na ultima eleição; da suplente a vereadora Marli Meinerz; do servidor público Luiz Machado ; da empresária Cinthia Johanns; alem de Sidonia Nyland Schneiders; Cesar Tomas; Sinésio Düring; Mariazinha e outras lideranças.

MDB e PL estão alinhados para compor a majoritária na eleição de outubro próximo.

A princípio, segundo informações do presidente do MDB de Entre Rios do Oeste, Vilsinho Lerner, seu partido (MDB) terá o cabeça de chapa e o vice será indicado pelo PL.

Ele adianta que dois nomes estão sendo cotados para concorrer ao cargo de prefeito municipal pelo MDB: o dentista Vilson Vagner e o ex-secretário municipal, Roque Anderle.

A definição, segundo Vilsinho Lerner, ocorrerá mais pra frente, quando uma consulta popular será feita e quem estiver melhor será o candidato.

Já estaria alinhado que o PL indicaria o candidato a vice-prefeito do grupo de oposição, em Entre Rios do Oeste.

O presidente do MDB, Vilsinho Lerner, fala do alinhamento com o PL e confirma que o grupo de oposição está forte e estruturado para as eleições deste ano, em Entre Rios do Oeste.

Ouça entrevista…..

 

Continue Lendo

Geral

Toledo confirma primeiro caso do novo coronavírus

O caso trata-se de um homem, de 55 anos, que apresentou início dos sintomas no fim de março

Em boletim informativo divulgado na tarde desta terça-feira (07), a Prefeitura Municipal, por meio do Dr. Fernando Pedrotti, porta-voz do Comitê Operacional de Emergência (COE), confirmou o primeiro caso positivo do novo Coronavírus (COVID-19), no município de Toledo.
O paciente é um homem de 55 anos, que sentiu os primeiros sintomas da Covid-19 no final do mês de março e realizou o exame na última sexta-feira 03. O morador de Toledo de 55 anos encontra-se em bom estado clínico.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgou o seu boletim diário com os casos confirmados da doença às 14h00 de hoje e não constava esse caso. Isso porque o resultado confirmado em Toledo só foi informado após a divulgação do boletim.
Outros casos de Toledo
Outras duas pessoas residentes em Toledo, uma com histórico de viagem para o Oriente Médio e outra para Europa, na primeira metade de março também testaram positivo para a Covid-19. Uma delas não teve nenhum sintoma, mas fez exame porque teve contato com pessoas em Dubai, que tiveram caso positivo. Ela ficou em quarentena, fez o teste e deu positivo.
A outra pessoa que foi para a Europa ficou em isolamento ao voltar para Toledo e também realizou o exame, que confirmou a doença. As duas pessoas tiveram contato com o vírus há mais de 14 dias e encontram-se em bom estado de saúde.
Fonte: Catve

 

Boletim Informativo (07/04/2020)

(07/04/2020) Confira as informações sobre o Avanço do #Coronavírus em Toledo.Edit 1: Anúncio da confirmação do Primeiro caso de Coronavírus em Toledo.

Publicado por Prefeitura de Toledo em Terça-feira, 7 de abril de 2020

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.