Com janela partidária aberta, partidos incrementam mobilização e busca de lideranças.
A partir de hoje os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda.
O prazo da chamada janela partidária termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito, que será realizado em 4 de outubro.
Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias ou proporcionais.
Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas.
Outras datas previstas no calendário eleitoral também devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito.
No dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE.
Também em abril o tribunal vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.
Com a abertura da janela partidária, nos próximos dias ocorrerão mudanças importantes no quadro de filiados nos partidos que nos municípios da região se organizam para disputar as eleições deste ano.
Essa troca de partidos vai fortalecer algumas legendas e enfraquecer outras, o que vai refletir diretamente no resultado das eleições de outubro.
Em Marechal Cândido Rondon hoje a noite, o PSD vai realizar uma reunião para começar a definir uma linha de ação , visando se fortalecer como partido e buscar meios de unir as siglas de oposição ao governo municipal, para as eleições de outubro.
O presidente da comissão provisória municipal, Luiz Carlos Carodozo diz que o momento é de definição e o PSB também quer ser protagonista no processo de escolha de prefeito e vereadores.