Policial
Quadrilha envolvida em trafico de drogas e homicídios é alvo de operação

Publicado em:
A Polícia Civil do Paraná desencadeou nesta manhã a operação “Adsumus” contra organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, tráfico de armas e homicídios.
O grupo atua a partir de Quedas do Iguaçu, na região centro-sul do Estado, sendo chefiado por dois irmãos, homem e mulher.
Os quadrilheiros agiam em cinco cidades, sendo duas no Oeste
Estão sendo cumpridos 54 mandados judiciais, sendo 28 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão.
As ações, que contam com o apoio da Polícia Militar, acontecem simultaneamente em Quedas do Iguaçu e Guarapuava, na região centro-sul do Estado, em Três Barras do Paraná e Cascavel, no Oeste, e em Dois Vizinhos, no Sudoeste.
Mais 90 policiais civis participam da operação, incluindo equipes táticas de elite da Polícia Civil, que atuarão em solo e no ar a bordo de helicóptero da corporação. Cães farejadores serão utilizados para auxiliar na busca de drogas, armas e munições.
Os irmãos líderes do bando estão presos, ele em Guarapuava e ela em Cascavel: mesmo assim, continuam a comandar as ações de dentro do cárcere.
A organização criminosa atua fortemente no tráfico de drogas e armas, tendo como padrão assassinar pessoas que de alguma forma atrapalhassem seus objetivos. Isso inclui agentes públicos.
Um policial civil, morto em Cascavel no ano de 1999, e um policial militar, assassinado em Guarapuava no ano passado, estão entre as vítimas da quadrilha.
O secretário de obras de Quedas do Iguaçu, assassinado em 2017 no município, também foi morto por integrantes do bando.
A quadrilha atuava também em outros estados.
Em novembro de 2017, um membro do grupo foi preso no estado do Rio de Janeiro transportando um arsenal, com 62 pistolas e um fuzil.
A operação foi denominada “Adsumus”, pois esta palavra em latim significa “estamos presentes”, demonstrando que a Polícia Civil está atenta aos acontecimentos e atua cumprindo sua missão de combater a criminalidade em todas as regiões do Paraná.

Policial
Moto é furtada com o pneu furado e sem a chave em Marechal Rondon

Publicado em:
Na noite desta quinta-feira, por volta das 20 horas, a Policia Militar rondonense foi acionada para registrar o furto de uma motocicleta.
No local o solicitante relatou que na verdade a vitima do furto seria uma vizinha que a poucos dias mudou-se do local, mas teria deixado uma motocicleta Honda/cg 125 Titan, placa AHP- 1472, de cor azul guardada na garagem , nos fundos da casa dele, para buscar em data oportuna.
O homem relatou que ontem (26) saiu para trabalhar por volta de
6 horas e 30 minutos e que ao retornar no fim da tarde constatou que a motocicleta não estava mais no local.
Entrou em contato com a proprietária e esta informou que não havia buscado a moto, confirmando então que a mesma havia sido furtada.
Conforme o relato a motocicleta estava com o pneu traseiro furado e foi levada sem a chave.
Policial
PM rondonense cumpre mandado contra pai, mãe e filha

Publicado em:
Equipes da Policia Militar de Marechal Cândido Rondon foram mobilizadas na meia tarde de ontem (quinta-feira), para cumprir mandados de prisão contra três pessoas da mesma família, ou seja, o casal e uma filha.
No local os policiais encontraram duas mulheres, mãe e filha, sendo a mãe informada a respeito dos mandados que precisavam ser cumpridos atendendo a determinação judicial.
Em resposta ela informou que o marido não estava e que a filha mais velha se encontra acamada a mais de um ano, pois esta havia sofrido um AVC em janeiro de 2021, e desde então não possui mais capacidade motora e pouca capacidade cognitiva, está recebendo atendimento semanal na residência pela unidade de saúde do município.
Os policiais buscaram então documentos junto a Secretaria de Saúde que confirmassem a incapacidade física da mulher, porém o informou que só o faria mediante uma ordem judicial.
Diante dos fatos apenas a mãe foi encaminhada a Delegacia de Polícia, sendo a Polícia Judiciária informada a respeito dos demais fatos.
Policial
Homem é preso em Quatro Pontes por posse ilegal de arma de fogo

Publicado em:
Um homem foi preso ontem em Quatro Pontes por posse ilegal de arma de fogo.
Por telefone uma mulher acionou o destacamento da Policia Militar, relatando que teve uma união estável com o denunciado e que embora ainda dividam a mesma casa, estão separados a cerca 3 meses.
Disse também que o homem é agressivo , constantemente lhe ameaça de morte e inclusive, já foi preso por violência doméstica contra ela.
De acordo com o relato, ontem pela manhã percebeu que o ex-companheiro foi até a lavanderia e mexeu em uma caixa de panos de limpeza e quando ele saiu de casa, foi conferir se o mesmo escondia alguma coisa no local e acabou encontrando uma arma de fogo.
Com receio, diante das ameaças recebidas, a mulher acionou a Policia Militar , cuja equipe aguardou o denunciado retornar no final da tarde, por volta das 18 horas e 30 minutos, para ele se explicar em relação ao revolver marca Rossi, calibre 38, sem munições.
O denunciado assumiu a posse da arma, dizendo que adquiriu de um desconhecido pela importância de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), alegando que a compra foi feita porque queria “ter uma arma de fogo”.
Diante dos fatos recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de polícia civil pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
Foi feito inclusive o uso de algemas, conforme súmula vinculante 11, devido ao receio de fuga do detido e resguardo da segurança da equipe, uma vez que a viatura utilizada não possui compartimento de transporte de preso