Conectado com

Geral

Quatro Pontes recolhe mais de duas toneladas de inservíveis em arrastões contra dengue.

Assessoria

Município tem 164 confirmados: aulas na rede municipal e CMEI seguem suspensas.

Mais de duas toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas nos dois arrastões contra a dengue realizados no centro e bairros de Quatro Pontes, através de iniciativa da Secretaria de Saúde e do Setor de Controle de Endemias.

A operação ocorreu devido ao município viver uma epidemia de dengue.

Segundo o ultimo boletim da Secretaria de Saúde, são 198 casos notificados, 164 confirmados, 18 descartados e 17 no aguardo dos exames.

O índice de incidência da doença sobre a população de 4.015 habitantes é de 4,08%.

Logo, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras doenças, está em 4,1%, conforme o Levantamento de Índice Amostral (LIA), sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, conta que toda a cidade é acometida pela doença, mas a área de risco é a região central.

Ele salienta que equipes continuam visitando as casas para orientar os moradores e até agora foram aplicadas 15 multas, que variam de R$ 100 até R$ 1 mil, e foram feitas 80 notificações.

A maioria destas notificações não se tornaram multas porque os moradores colaboraram, fazendo a limpeza e as adequações que foram sugeridas pelas agentes de endemias.

O município de Quatro Pontes está no aguardo do fumacê, prometido pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, para começar a aplicar o inseticida para combater o mosquito adulto.

Enquanto isso, o secretário Max Wickert destaca que o governo municipal continua a solicitar que os moradores colaborem, pois é preciso deixar os terrenos limpos, evitando o acúmulo de água.

O Centro de Saúde está começando a ficar sobrecarregado: antes, os dois médicos clínico geral atendiam em média 30 pacientes por dia cada um e agora o número está chegando a 60.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, esclarece que na escola estudam 310 alunos e para preservar o bem-estar e a saúde de todos, as aulas foram suspensas.

Continue Lendo
Publicidade

Economia

Cercar realiza assembleia de prestação de contas nesta quinta-feira (27)

Está confirmada para esta quinta-feira, a partir das 14h00,  no pavilhão da Comunidade Evangélica Martin Luther, a Assembléia Geral Ordinária da Cooperativa de Eletrificação Rural de Marechal Cândido Rondon.

A programação inicia com uma prestação de contas de 2029, apresentação do relatório de gestão, demonstrações contábeis e pareceres da auditoria externa e do conselho fiscal.

Além disso, haverá exposição da previsão orçamentária e do plano de atividades para 2020.

De acordo com o diretor-presidente da Cercar, Alcino Biesdorf, durante a Assembléia também será discutido a respeito das sobras da cooperativa.

Ele explicou que uma parte foi adiantada para o associado em dezembro do ano passado e, agora, será discutido se o restante será mantido em cota capital ou se será distribuído.

Biesdorf acrescenta que, apesar da crise em alguns setores, a Cercar conseguiu fechar o balanço do ano passado de forma positiva.

 

 

Continue Lendo

Economia

Prefeito Mano convoca à população para o arrastão contra a dengue em Pato Bragado

Com o apoio das demais secretarias e dos servidores municipais, a Secretaria de Saude de Pato Bragado vai realizar nesta quinta e sexta-feira um arrastão contra a dengue.

Até a semana passada o município tinha 90 notificações e 8 casos confirmados da doença, com tendência de crescimento desses números semanalmente.

Numa reunião realizada na prefeitura, secretários e servidores foram convocados para ajudar no trabalho de vistoria e eliminação de locais que possam servir de abrigo para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Conforme a diretora do departamento de Atenção Básica, Simoni Tornquist, a população precisar estar consciente que, se o município atingir 13 casos autóctones, confirmados, inevitavelmenbte precisará ser decretado o “estado de epidemia”.

O prefeito Leomar Rohden, o Mano  pede à população para que aproveite o feriado para realizar uma faxina na casa e quintais, depositando tudo que não serve mais e que acumula água, facilitando assim, o trabalho das pessoas desse grande mutirão pela vida.

Ouça a entrevista.

Continue Lendo

Geral

Equipes de combate a dengue seguem com os trabalhos no feriado de carnaval em Marechal Rondon

Mesmo no feriado de carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com as frentes de trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue.

As ações são coordenadas pelo Setor de Endemias, com destaque para as regiões onde há maior numero de casos de notificações.

A secretária rondonense da saúde, Marciane Specht, fala do trabalho reforçado neste feriado de carnaval.

Ouça entrevista.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.