Renovação do Tratado de Itaipu mobiliza lideranças políticas da região

Após a reunião realizada na semana passada em Itaipu, com o diretor geral brasileiro, general Silva e Luna, os prefeitos lindeiros se dizem mais tranquilos em relação as negociações sobre a renovação do Tratado de Itaipu.

As preocupações se acentuaram a partir da apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro ao Senado Federal, da proposta do pacto federativo, que também deverá retirar alguns benefícios dos municípios brasileiros.

Como muitos dos lindeiros hoje dependem da liberação de recursos do Estado e da União, uma eventual perda de royalties significaria uma série de problemas de difícil solução.

As dúvidas que surgem em relação a 2023 farão as lideranças políticas da região se debruçarem sobre o chamado Anexo C , porque o fim da dívida relacionada ao empreendimento binacional, poderá representar a implantação de um novo modelo de gestão financeira, inclusive por conta dos princípios que norteiam a forma de administração do presidente Jair Bolsonaro.

Apesar disso tudo, o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, prefeito Leomar Rohden, o Mano, se disse tranquilizado durante a reunião mantida com o general Silva e Luna, em Foz do Iguaçu…