Conectado com

Política

Renovação do Tratado de Itaipu mobiliza lideranças políticas da região

Após a reunião realizada na semana passada em Itaipu, com o diretor geral brasileiro, general Silva e Luna, os prefeitos lindeiros se dizem mais tranquilos em relação as negociações sobre a renovação do Tratado de Itaipu.

As preocupações se acentuaram a partir da apresentação pelo presidente Jair Bolsonaro ao Senado Federal, da proposta do pacto federativo, que também deverá retirar alguns benefícios dos municípios brasileiros.

Como muitos dos lindeiros hoje dependem da liberação de recursos do Estado e da União, uma eventual perda de royalties significaria uma série de problemas de difícil solução.

As dúvidas que surgem em relação a 2023 farão as lideranças políticas da região se debruçarem sobre o chamado Anexo C , porque o fim da dívida relacionada ao empreendimento binacional, poderá representar a implantação de um novo modelo de gestão financeira, inclusive por conta dos princípios que norteiam a forma de administração do presidente Jair Bolsonaro.

Apesar disso tudo, o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, prefeito Leomar Rohden, o Mano, se disse tranquilizado durante a reunião mantida com o general Silva e Luna, em Foz do Iguaçu…

Continue Lendo
Publicidade

Política

Prefeito eleito de Mercedes já tem seis secretários definidos

Em entrevista concedida a Rádio Difusora do Paraná, oprefeito eleito de Mercedes Laerton Weber (Democratas), afirmou que dás oito secretarias existentes no município, seis nomes já estão definidos, ou seja, segundo Laerton, resta à definição de duas pastas.

Na entrevista, Laerton também comentou sobre o processo de transição de governo………

 

Continue Lendo

Política

Vereador Sauer fala sobre validação dos votos e da vontade de ser presidente da Câmara de Marechal Rondon

Continue Lendo

Geral

Testemunhas serão ouvidas amanhã no processo contra o vereador “Neco”

Assessoria

A comissão processante que apura denúncia de quebra de decoro parlamentar, por parte do vereador Dorivaldo Kist, o “Neco”, marcou para amanhã, quinta-feira, as oitivas com sete testemunhas.

Os depoimentos acontecerão na Câmara de Vereadores, a partir das 09h00 horas da manhã.

Neco é acusado de quebra de decoro parlamentar por, supostamente, exigir metade do salário de servidora comissionada da Prefeitura, a qual teria sido indicada por ele ao cargo.

O vereador, que também poderá prestar depoimento, nega.

Integram a comissão processante os vereadores “Gordinho do Suco”, presidente; Adriano Backes, relator; e Ronaldo Pohl, membro.

Após os depoimentos, restarão os prazos para as últimas alegações da defesa e apresentação do relatório final da comissão, para então o processo ir a julgamento em plenário.

Para que ocorra a perda do mandato do vereador são necessários no mínimo 09 votos a favor da cassação.

Outros dois processos disciplinares tramitam no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.

Um deles tem como representado o vereador Adelar Neumann, o qual também é acusado de cobrar parte do salário de funcionário comissionado da Prefeitura.

A oitiva com testemunhas havia sido marcada pela comissão processante para o final de novembro, porém, o advogado de defesa foi diagnosticado com COVID-19 e a data da nova audiência será definida.

A comissão processante conta com os vereadores Adriano Cottica, presidente; Adriano Backes, relator; e Arion Nasihgil, membro.

Já o processo contra o vereador Nilson Hachmann aguarda apenas o relatório final da comissão.

Os depoimentos de testemunhas e do vereador aconteceram na semana passada e, segunda-feira, dia 30,  o advogado de defesa apresentou as alegações finais, em que sustenta a inocência do vereador Nilson.

Ele é acusado de utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido por lei.

A comissão processante que atua no caso é integrada pelos vereadores Pedro Rauber, presidente; Valdir Port, o “Portinho”, relator; e Vanderlei Sauer, membro.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.