Política
Resistência contra adiamento das eleições se mantém na Câmara Federal
Publicado em:
A expectativa é que se resolva o assunto nesta semana
Os esforços do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia , e do Senado, Davi Alcolumbre, feitos em conjunto com autoridades sanitárias para o adiamento das eleições municipais poderão ser obstruídos pelos deputados federais.
Isso porque há forte resistência na Casa para colocar em votação o texto da PEC 18/20 aprovada no Senado na semana passada que prevê, entre outras medidas, a mudança nas datas do pleito, de 4 e 25 de outubro para 15 e 29 de novembro.
Um dos líderes do centrão, o deputado federal paranaense, Ricardo Barros, já adiantou que é contra a mudança no calendário eleitoral e argumenta que a tramitação da PEC fere o regimento interno da Câmara.
Segundo ele o rito de uma PEC exige formação de uma comissão especial, 40 sessões de debates, e depois votação de dois turnos e portanto o regimento só poderá ser superado se não houver nenhuma objeção.
O argumento de Barros vai no sentido contrário das falas de Rodrigo Maia, que vê pressão política, sobretudo dos atuais prefeitos, que resistem à mudança de data.
A avaliação no meio político é que para os prefeitos que tentarão a reeleição a visibilidade proporcionada pelas ações municipais de combate à Covid-19 perderá força com as eleições ocorrendo somente em novembro.
O presidente da Câmara diz estar dialogando com os líderes para avançar na proposta de adiamento das eleições enquanto Ricardo , que foi Ministro da Saúde do governo Temer, minimiza os efeitos da pandemia para a realização do pleito em outubro.
Apesar de alguns renomados juristas afirmarem que alongar os mandatos dos atuais prefeitos seria inconstitucional, Ricardo Barros argumenta que a mudança de data é prerrogativa do Congresso e considera impossível a interferência do STF.

Política
Prefeito Mano, vice Nodari anunciam mudanças no secretariado de Pato Bragado

Publicado em:
O prefeito de Pato Bragado Leomar Rohden, o Mano e o vice-prefeito John Nodari confirmaram a troca de secretários nas pastas de Administração e Finanças
Geral
Deputado Sperafico confirma mais recursos para hospitais do Paraná

Publicado em:
São mais 741 mil reais, para fortalecer a infraestrutura e atendimento
O Deputado Federal Dilceu Sperafico confirmou a conquista de recursos para três hospitais paranaenses, cujas verbas totalizam 741 mil reais, para fortalecer a infraestrutura e o atendimento oferecido pelas instituições.
A Santa Casa de Irati, referência na região dos Campos Gerais, instituição que desempenha um papel fundamental no cuidado da saúde dos moradores de Irati e cidades vizinhas, receberá 291 mil reais para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
A Santa Casa de Goioerê, no centro-oeste paranaense, será contemplada com 250 mil reais.
Já o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz de Medianeira, receberá outros 200 mil reais também para auxiliar no cumprimento de metas e na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.
Segundo Sperafico a destinação desses recursos representa um passo importante para o fortalecimento dos serviços de saúde no Paraná.
No início do mês de maio, o parlamentar havia anunciado a destinação de 2 milhões e meio de reais para o Hospital Bom Jesus de Toledo que atende via Sistema Único de Saúde 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde.
Desse montante 1 milhão foi cedido via deputado federal licenciado Ricardo Barros, hoje exercendo o cargo de secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.
Os outros 1 milhão e meio de reais foram conquistados por Dilceu Sperafico em Brasília junto ao Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria
Política
Vereador Dionir sugere medidas para ampliação de parcerias público-privadas

Publicado em:
Por meio de indicação apresentada ontem, o vereador Sargento Dionir solicita ao Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon – em especial, através das Secretarias de Administração, de Planejamento e a Procuradoria Jurídica – que estude a adoção de medidas que permitam a ampliação das parcerias público-privadas.
Dionir propõe que sejam criados mecanismos legais para que sejam ampliadas as possibilidades de parcerias entre os setores público municipal e a iniciativa privada, em especial o ramo imobiliário…..