Geral
Reunião é realizada com entidades para debater sobre a dengue em Marechal Rondon

Publicado em:
Marechal Cândido Rondon conta atualmente com 78 casos confirmados de dengue, sendo 70 autóctones e 8 importados: são 119 notificações.
A cada dia mais esses números aumentam e por conta disso, o SESC, SENAC e Sindicomar realizaram na manhã desta terça-feira (11), uma reunião com lideranças, clubes de serviços e entidades diversas para debater o tema.
O evento objetivou unir forças para ações contra a dengue, desde a participação de pessoas em arrastões, como também com a realização de conscientização em igrejas, clubes, associações de moradores, etc.
Na oportunidade, a secretária de Saúde, Marciane Specht, apresentou um balanço dos trabalhos que estão sendo realizados pelo poder público para que o município não entre em uma epidemia. Vale lembrar que precisam de 150 casos confirmados.
Ela destacou também que a luta contra a dengue precisa ser de todos.
“Atualmente a luta é do poder público em conjunto com parte da população. Precisamos de todos nesta luta. Se um falhar com a missão, os demais saem prejudicados”, salienta.
Marciane lembra ainda que os números em Marechal Rondon poderiam ser ainda mais graves, porém, mesmo quando o município não possuía casos de dengue, trabalhos preventivos já eram feitos.
Neste ano, dois arrastões envolveram dezenas de servidores públicos, que aconteceram nos bairros Alvorada, Rainha I e II, Botafogo, Recanto Feliz, São Francisco, Jardim Marechal, São Lucas e arredores.
O próximo arrastão acontecerá no sábado (15), nos bairros Augusto I e II, Primavera, Higienópolis I e II, Barcelona e arredores.
O evento contou ainda com as presenças dos secretários de Gabinete, Valdir Sachser; de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci; de Mobilidade Urbana, Coronel Welyngton Alves da Rosa; e de Viação e Serviços Públicos, Jefferson Dahmer; dos gerentes do SESC, Carlos Cremonini, e do SENAC, Everton Donini; do presidente do Sindicomar, Ademar Bayer; do presidente da Acimacar, Ricardo Leittes; além do chefe do Setor de Endemias, Sérgio Radke, do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Köhler (Claudinho); e do vereador Vanderlei Sauer.

Geral
Brasileiro é morto a tiros no Paraguai após jogo de futebol

Publicado em:
Policia paraguaia trata o caso como vingança
Uma confusão generalizada com saldo de mortos e feridos aconteceu no final da tarde de ontem, após um jogo de futebol na localidade de San Alberto, município paraguaio a cerca de 60 km depois do Porto Índio em frente à Santa Helena.
A cerca de 100 metros do estádio onde havia acabado um torneio regional de futebol houve um ataque a uma camionete Amarok quando duas pessoas foram baleadas e mortas e outras resultaram com ferimentos.
Os mortos foram identificados como Marco Aurelio Volela Jardim e Sidnei Gonçalves Leite, conhecido como Amarelo, um brasileiro que se envolveu num homicídio há tempos atrás também em San Alberto.
Os feridos, de acordo com o canal Despertar Juvenil, que transmitiu ao vivo informações logo depois do ocorrido, são: Marcos Roberto dos Santos Corati, Adriele Groth e Cleversom Gomes Ribeiro, que foram levados de ambulância para Cidade do Leste.
A polícia Paraguai investiga o caso e suspeita tratar-se, de um acerto de contas, principalmente em relação a morte de Sidnei Gonçalves Leite, o Amarelo.
Geral
Começa o período de entrega da DITR

Publicado em:
Declaração é obrigatória e prazo se estende até 30 de setembro
A Instrução Normativa nº 2.095 da Receita Federal do Brasil publicada no Diário Oficial da União, em 26 de julho, determinou para a partir de hoje, o início do prazo para que proprietários rurais encaminhem a entrega obrigatória da a DITR – a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural para o ano de 2022.
Essa declaração deve ser apresentada no período de 15 de agosto a 30 de setembro de 2022 e após este prazo o contribuinte fica sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês, ou fração sobre o valor devido para fins de ITR.
O secretário de Fazenda de Marechal Cândido Rondon, Carmelo Daronch, lembra que o município possui convênio com a Receita Federal para fiscalizar o imposto e em contrapartida recebe 100% do valor recolhido.
Por disso a prefeitura disponibiliza assessoria especializada em ITR para orientar os agricultores obrigados a declarar.
Ponto importante a ser levado em consideração refere-se às áreas de preservação permanente, reservas ambientais, entre outras, que somente devem ser apontadas na declaração caso o proprietário, detentor do domínio útil ou usufrutuário, possua a comprovação.
Entre elas constam o registro da área averbado em matrícula, ADA (Ato Declaratório Ambiental) ou CAR (Cadastro Ambiental Rural), do contrário não conseguirá provar a declaração e poderá parar na malha fina, conclui o secretário Carmelo Daronch.
Geral
Encerra hoje prazo para registro de candidaturas e campanha começa amanhã

Publicado em:
Encerra hoje, segunda-feira, o prazo para que partidos, coligações e federações partidárias apresentem o registro de candidatos para qualquer dos cargos em disputa nas Eleições 2022.
Nesse processo os eleitores votam para presidente da República, senador, governador e deputados federais e estaduais.
O prazo para o registro das candidaturas se encerra às 23h59 nos sites do TSE ou TRE e cada partido pode apresentar apenas uma candidatura a presidente, governador e senador, com os suplentes.
No caso de deputado federal e estadual cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma.
No caso das eleições proporcionais – para deputado, seja federal, estadual ou distrital – a legislação prevê que 30% das candidaturas apresentadas por cada legenda sejam obrigatoriamente de mulheres.
No ato de registro deve constar sempre o nome a ser mostrado na urna, a relação de bens do candidato, fotografia recente nas especificações dadas pelo TSE, certidões criminais e prova de alfabetização, entre outras informações e documentos.
Após ser apresentado, o registro ainda deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, que pode deferi-lo ou não, e o prazo para o julgamento de todas as candidaturas é 12 de setembro, ou seja, 20 dias antes do pleito.
Nesta terça-feira já começa o período de campanha, conforme detalha o advogado rondonense especialista em Direito Eleitoral, João Bersch….