Geral
Rondonense com câncer de mama revela que benefícios estão sendo desrespeitados

Publicado em:
A rondonense Docelí Fortuna, a “Maninha”, que se recupera do câncer de mama, se diz indignada com o corte de benefícios até então concedidos para pessoas portadoras desse tipo de enfermidade.
Neste mês de outubro, como em todos os demais meses do ano, as mulheres devem ficar atentas para o diagnóstico do câncer de mama.
Todos os anos certa de 60 mil pessoas descobrem que possuem a doença e é justamente o diagnóstico precoce o responsável pela grande quantidade de cura.
Durante o período de tratamento, algumas pessoas ficam incapacitadas de trabalhar e por isso necessitam de um apoio da Previdência.
Como em qualquer doença, o câncer de mama pode gerar o pagamento de benefícios a cargo da Previdência Social.
Existem alguns direitos que muitos portadores da doença sequer conhecem, como a isenção de tributos; redução de encargos para aquisição de veículos, como IPVA; IPTU, IRPF, IPI para aquisição de veículos, acesso a remédios; tratamento especializado a cargo do Estado, como a reconstrução da mama e tratamento de alto custo, dentre outros.
Depois da cura e da alta médica algumas pacientes permanecem parcialmente incapazes por vários motivos, como em razão dos efeitos da quimioterapia, da radioterapia ou até mesmo do inchaço do braço em função do esvaziamento axilar.
O problema é que nem todos os benefícios até então concedidos às pacientes de câncer de mama estão sendo respeitados, conforme relato feito pela rondonense Docelí Fortuna, a “Maninha”..

Geral
Biblioteca do Lago tem acervo renovado

Publicado em:
Os livros ficam à disposição da população para leitura no local e podem ser emprestados para posterior devolução
A Biblioteca do Lago, iniciativa do Rotary Club Marechal Cândido Rondon, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, foi instalada no lago municipal de Marechal Cândido Rondon em 2018. O espaço conta com vários exemplares de diferentes gêneros, como infantil, romance, entre outros. Recentemente o acervo foi renovado. O projeto visa oportunizar à população momentos de leitura e de entretenimento, no espaço de lazer que é bastante frequentado. Os livros ficam à disposição da população para leitura no local ou podem ser emprestados e podem ser emprestados para posterior devolução.
Os exemplares são oriundos de doações feitas pela população. Quem quiser doar, basta deixar os livros diretamente no local, ou nas bibliotecas Martinho Lutero e Cidadã, para que sejam selecionados e destinados ao acervo.
A Secretaria de Cultura lembra que livros também estão disponíveis para a população na Biblioteca Cidadã, no bairro São Lucas, e também na Biblioteca Martinho Lutero, ao lado da Câmara de Vereadores. Essa última, inclusive, recebeu recentemente a doação de livros de um curso completo de língua inglesa.
Fonte: Assessoria
Geral
Brilha Inox de Entre Rios vence Terra Roxa fora de casa e se classifica no Troféu Difusora

Publicado em:
Repórter – Guilherme Heinzen
Geral
CCO faz prestação de contas da Festa do Matambre Recheado de Bom Jardim

Publicado em:
Evento de prestação de contas foi realizado ontem à noite pela Comissão Organizadora da 29º edição da Festa do Matambre Recheado do distrito rondonense de Bom Jardim.
Segundo o presidente da CCO, Guido Herpich, o lucro obtido foi de mais de 90 mil reais, dividido entre três comunidades religiosas, os veteranos de Bom Jardim, e a CCO da festa..