Rádio Difusora do Paraná

Rondonense com câncer de mama revela que benefícios estão sendo desrespeitados

A rondonense Docelí Fortuna, a “Maninha”, que se recupera do câncer de mama, se diz indignada com o corte de benefícios até então concedidos para pessoas portadoras desse tipo de enfermidade.

 

Neste mês de outubro, como em todos os demais meses do ano, as mulheres devem ficar atentas para o diagnóstico do câncer de mama.

Todos os anos certa de 60 mil pessoas descobrem que possuem a doença e é justamente o diagnóstico precoce o responsável pela grande quantidade de cura.

Durante o período de tratamento, algumas pessoas ficam incapacitadas de trabalhar e por isso necessitam de um apoio da Previdência.

Como em qualquer doença, o câncer de mama pode gerar o pagamento de benefícios a cargo da Previdência Social.

Existem alguns direitos que muitos portadores da doença sequer conhecem, como a isenção de tributos; redução de encargos para aquisição de veículos, como IPVA; IPTU, IRPF, IPI para aquisição de veículos, acesso a remédios; tratamento especializado a cargo do Estado, como a reconstrução da mama e tratamento de alto custo, dentre outros.

Depois da cura e da alta médica algumas pacientes permanecem parcialmente incapazes por vários motivos, como em razão dos efeitos da quimioterapia, da radioterapia ou até mesmo do inchaço do braço em função do esvaziamento axilar.

O problema é que nem todos os benefícios até então concedidos às pacientes de câncer de mama estão sendo respeitados, conforme relato feito pela rondonense Docelí Fortuna, a “Maninha”..

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2019/10/FAN-PACHECO.mp3?_=1