Saúde vacinará adolescentes rondonenses contra a Covid-19 neste sábado (09)

Primeira dose estará disponível das 8h ao meio-dia, no café colonial, Saiba as categorias que serão contempladas com a vacina

 

Com a finalidade de ampliar o contingente de rondonenses vacinados contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica a aplicação da primeira dose. Exemplo disso é que neste sábado (09) será ofertada a vacinação tendo como públicos-alvo os adolescentes de 12 a 17 com comorbidade e/ou deficiência permanente, gestantes e puérperas da mesma faixa etária, bem como jovens de 16 e 17 anos sem comorbidade ou deficiência.

O horário de vacinação está agendado das 8h às 12h deste sábado, nas dependências do café colonial, no parque de exposições, exclusivamente para pessoas a pé. Os rondonenses dos públicos-alvo podem estacionar os veículos nas imediações e caminhar até o café colonial, que está preparado com um ambiente climatizado.

Critérios

Um dos critérios definidos para que os jovens das classes citadas recebam a vacina contra a Covid-19 consta que por serem menores de idade, os interessados precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Eles também devem preencher e assinar um termo de consentimento, a ser distribuído no ponto de vacinação.

É imprescindível que os adolescentes apresentem documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação (se tiver). Vale ressaltar, ainda, que o adolescente com alguma comorbidade e/ou deficiência permanente, assim como gestante ou puérpera mostrem uma declaração médica que confirme tal condição.

Comorbidade

Para ser vacinado, é necessário comprovar ao menos uma das comorbidades a seguir: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática.

 

 

Fonte: Assessoria