Conectado com

Geral

Secretaria de Saúde confirma 101 mortes por gripe no Paraná desde janeiro

Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

A Secretaria da Saúde do Paraná confirma por meio do Informe Semanal da Influenza mais três mortes pela doença no Paraná, em Foz do Iguaçu, Teixeira Soares e Itaúna do Sul. De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (28) são 101 óbitos confirmados no Estado desde o início do ano.

O monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza aponta 518 casos confirmados, oito a mais desde o último informe, da semana passada. Os novos casos foram registrados nos municípios de Cambará, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Iporã, Itaúna do Sul, Londrina, Paranavaí e Rio Azul.

Dos casos confirmados, 27% são de pessoas acima de 60 anos, enquanto os óbitos correspondem a 52,5% nesta faixa etária. Os municípios de Cambará, Francisco Alves, Iporã e Itaúna do Sul ainda não tinham casos da doença registrados, o que reforça a necessidade de prevenção em todo o Estado.

Segundo o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da secretaria, Renato Lopes, algumas medidas são indispensáveis para combater a gripe. “Entre elas estão a higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada”.

Os sintomas, em sua maioria, são o aparecimento súbito de febre, calafrios, mal-estar, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores musculares), dor de garganta, prostração, tosse seca, diarreia, vômito, fadiga, rouquidão, hiperemia conjuntival, entre outros.

A secretaria estadual da Saúde alerta que mediante qualquer sintoma deve-se procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para o início do tratamento oportuno, não ultrapassando o prazo máximo de 48h para evitar agravamento da doença.

 

Fonte: Bem Paraná
Continue Lendo
Publicidade

Economia

PROCON rondonense registra diferença de ate 460% no preço do material escolar

A agência do Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Marechal Cândido Rondon realizou uma pesquisa visando orientar os consumidores em relação aos valores praticados para comercialização de material escolar.

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido nas livrarias e papelarias instaladas no município, e segundo o diretor do Procon local, Marcos Fediuk, houve variação de valor expressiva em alguns produtos.

Em algumas situações, as variações de valores chegam até 460%.

A pesquisa segue os moldes que o Procon realiza em grandes centros.

O diretor da agência rondonense, Marcos Fediuk, orienta os consumidores.

 

Continue Lendo

Geral

Número de casos de dengue sobe para 85 em Quatro Pontes

Centro da cidade é a região de maior risco.

Quatro Pontes vive uma epidemia de dengue.

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 4,1%, segundo o Levantamento de Índice Amostral, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é menos de 1%.

Ontem, conforme boletim da Secretaria de Saúde, há 85 pessoas com dengue, 94 casos notificados, sete descartados e um em espera de resultados.

Toda a cidade está sendo acometida pela doença, mas a área de risco é a região central.

Na semana passada, o centro e bairros receberam um arrastão, realizado por um grande grupo formado por profissionais das Secretarias de Saúde e de Obras, Urbanismo e Transportes, agentes de endemias, Agentes Comunitárias de Saúde, incluindo servidores dos Departamentos de Meio Ambiente, de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, de Cultura, de Esportes, funcionários públicos, além de voluntários.

Amparado por caminhões, o grupo percorreu o município de casa em casa, incluindo lotes e beiras de estradas, recolhendo o maior número de materiais que servia de criadouros de larvas do mosquito.

Além disso, trabalho de conscientização foi feito na cidade

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya.

Ação para incentivar o descarte correto de pneus como uma maneira de coibir os focos do mosquito Aedes aegypti também foi realizada pelo Setor de Controle de Endemias, quando foram coletados mais de 200 pneus.

A Associação Quatropontense de Catadores também foi orientada sobre a eliminação de criadouros de larvas do mosquito e uma das medidas adotadas é a colocação de todo o material recebido dentro de sacos de big bag para posterior seleção e enfardamento.

Continue Lendo

Agricultura

Presidente do Sindicato Patronal de MCR participa da assembleia da Faep

Diversos assuntos estiveram ontem na pauta da Assembléia Geral da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Curitiba.

Além de vários dirigentes do Sistema Faep procedentes dos mais diversos municípios paranaenses, o evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., e do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes.

Participante da Assembléia, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, destaca os principais temas debatidos na oportunidade….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.