Geral
Realizada abertura dos envelopes para finalizar pavimentação asfáltica de Margarida a Pato Bragado

Publicado em:
Com mais esta etapa, rodovia estará 100% pavimentada com asfalto.
Aconteceu hoje, 28, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, a abertura dos envelopes do processo licitatório para finalização das obras de reperfilamento e recapeamento asfáltico sobre pedras irregulares na estrada que liga o distrito de Margarida ao município de Pato Bragado.
Nesta etapa, que é de 1.620 metros lineares, o processo licitatório teve teto máximo de 802 mil e 889 reais.
A empresa que ofereceu menor valor chegou a 646 mil e 995 reais.
Agora o processo segue os trâmites legais, que são: 5 dias úteis para prazo recursal; seguido da elaboração de pareceres; emissão de contratos e ordem de serviço.
Caso ocorra tudo dentro da normalidade, o processo deve ser concluído em 15 dias, para então, a empresa vencedora do certame poder iniciar os trabalhos.
A expectativa é que no final do mês de setembro a rodovia esteja 100% pavimentada com asfalto.
Esta última etapa de pavimentação Margarida a Pato Bragado, será com recursos próprios do município.
Já o trecho que foi concluído recentemente, contou com 3,7 quilômetros, o investimento foi de 1 milhão e 320 mil reais, sendo 1 milhão e 80 mil reais do Estado, e o restante dos cofres municipais – 240 mil reais.

Geral
Acimacar promove café e palestra para celebrar o Dia da Indústria

Publicado em:
Um café matinal nesta quarta-feira, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon reunirá dirigentes e empresários para celebrar o “Dia da Indústria”.
Além de recepcionar os associados do setor com café da manhã, para celebrar o Dia da Indústria a entidade também promove a palestra “Indústria 4.0”, com o Engenheiro Mecânico e palestrante credenciado pelo Sebrae, Elpidio Costa.
A Indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
O evento promovido pela Acimacar objetiva motivar a troca de experiências entre os empresários, trazer conhecimento e novas informações que podem ser aplicadas no cotidiano das empresas, fortalecendo a classe e, consequentemente, o crescimento das empresas e do setor industrial como um todo.
De outra parte, também fazendo parte da programação voltada aos industriais do município, a Acimacar fará nesta sexta-feira o lançamento do Fórum Empresarial 2022.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Carla Rieger, comenta sobre mais estas duas iniciativas da entidade….
Geral
Câmara de Vereadores aprova contas do ex-prefeito Edson Wasem de 2007

Publicado em:
Por unanimidade, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (23) o Projeto de Decreto-Legislativo 6/2022. Ele dispõe sobre a regularidades das contas do Município no exercício de 2007, durante o governo do prefeito Edson Wasem.
A decisão dos vereadores seguiu o Acórdão de Parecer Prévio 24/2022, da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
O órgão fiscalizador foi favorável à aprovação das contas. Porém, apresentou a ressalva de que, naquele ano, o Município realizou movimentação de recursos em banco privado, o que fere o artigo 164 da Constituição Federal, bem como o artigo 43 da lei de Responsabilidade Fiscal.
Como regra, o caixa dos Municípios deve ser mantido em instituições financeiras oficiais, ou seja, aquelas que sejam empresas públicas ou sociedade de economia mista da União ou dos Estados-membros.
Reféns
Na discussão que antecedeu a votação do Projeto de Decreto-Legislativo 6/2022, o vereador Moacir Froehlich defendeu a aprovação das contas do Município do exercício de 2007. Ele, que também foi prefeito de Marechal Cândido Rondon de 2009 a 2016, criticou a ressalva manifestada pelo TCE-PR.
“Este é mais um exemplo do quanto prefeitos e presidentes de Câmara estão enroscados no Tribunal de Contas por coisas mínimas. Falo isso porque também tenho pendências. Não só eu, mas também outros ex-prefeitos no Paraná inteiro”, desabafou Moacir Froehlich.
Segundo ele, por pequenos detalhes, gestores públicos muitas vezes precisam responder a processos e, em diversos casos, são obrigados a devolver dinheiro aos cofres públicos.
“Nosso Tribunal de Contas (do Paraná) é uma máquina de arrecadação de dinheiro de pessoas públicas por coisas ínfimas. Vou aprovar (as contas de 2007) porque sei o quanto isso perturba os homens públicos, pessoas de bem. O prefeito, às vezes, vira refém de pequenas coisas”, lamentou.
Na avaliação de Moacir Froehlich, para que os governos possam executar as obras e ações no ritmo demandado pela população, sem riscos de punições aos gestores públicos por pequenos detalhes, é urgente fazer a reforma administrativa no País. “Para que possamos superar essa burocracia”, ressaltou.
Geral
Secretaria de Saúde rondonense registra mais um óbito por Covid-19

Publicado em:
ÓBITO 180: Sexo feminino, 78 anos. Os sintomas iniciaram no dia 08/05.
Dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 12/05, quando foi realizado o teste antígeno com resultado positivo. No dia seguinte foi transferida para Palotina. O óbito foi registrado em 21/05.
Comorbidade: hipertensão.
Fonte: Assessoria